A arte erótica japonesa como ferramenta da objetificação da mulher durante a Ocupação Japonesa, sob a ótica do filme “A Criada” (2016)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Degan, Alex |
|
dc.contributor.author |
Marques, Toya Lang |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-08T17:23:08Z |
|
dc.date.available |
2025-07-08T17:23:08Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266023 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O período de Ocupação Japonesa na península coreana é marcado por dois importantes
acontecimentos: o imperialismo japonês e as estações de conforto. Estes tornam-se centrais para
compreender a influência da shunga, arte erótica japonesa, na construção de um ambiente que
permitiu a desumanização do corpo da mulher. Relacionando a presença da violência nas obras
artísticas no decorrer do século XIX com a forte influência ocidental no continente asiático,
busca-se entender o imaginário do período. Assim, o filme “A Criada” (2016) de Park Chanwook, discute a arte como fonte da objetificação da mulher, permeando as amarras do período
colonial nipônico, entrelaçando os argumentos desenvolvidos durante o trabalho. Para isso, uma
análise do cinema como fonte histórica e as especificações da Coréia do Sul mostram-se de
relevância, entendendo como o próprio âmbito cinematográfico foi influenciado pela
intervenção japonesa e, posteriormente, pelo domínio estadunidense. Nesse ínterim, debate-se
sobre as consequências deixadas pela nação nipônica na parte sul da península coreana,
principalmente, para as mulheres do país. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The period of Japanese occupation of the Korean peninsula is marked by two important events:
Japanese imperialism and comfort stations. These become central to understanding the
influence of shunga, Japanese erotic art, in the construction of an environment that allowed the
dehumanization of women's bodies. By relating the presence of violence in artistic works
throughout the 19th century with the strong Western influence on the Asian continent, we seek
to understand the imaginary of the period. Thus, the film “The Handmaiden” (2016) by Park
Chan-wook discusses art as a source of the objectification of women, permeating the bonds of
the Japanese colonial period, intertwining the arguments developed during the work. To this
end, an analysis of cinema as a historical source and the specification of South Korea proves to
be relevant, understanding how the cinematographic sphere itself was influenced by Japanese
intervention and, later, by American rule. In the meantime, there is debate about the
consequences left by the Japanese nation in the southern part of the Korean peninsula,
especially for the country's women. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Arte Erótica Japonesa |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema Coreano |
pt_BR |
dc.subject |
Relações de Gênero |
pt_BR |
dc.title |
A arte erótica japonesa como ferramenta da objetificação da mulher durante a Ocupação Japonesa, sob a ótica do filme “A Criada” (2016) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar