A arte erótica japonesa como ferramenta da objetificação da mulher durante a Ocupação Japonesa, sob a ótica do filme “A Criada” (2016)

DSpace Repository

A- A A+

A arte erótica japonesa como ferramenta da objetificação da mulher durante a Ocupação Japonesa, sob a ótica do filme “A Criada” (2016)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Degan, Alex
dc.contributor.author Marques, Toya Lang
dc.date.accessioned 2025-07-08T17:23:08Z
dc.date.available 2025-07-08T17:23:08Z
dc.date.issued 2025-06-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266023
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. pt_BR
dc.description.abstract O período de Ocupação Japonesa na península coreana é marcado por dois importantes acontecimentos: o imperialismo japonês e as estações de conforto. Estes tornam-se centrais para compreender a influência da shunga, arte erótica japonesa, na construção de um ambiente que permitiu a desumanização do corpo da mulher. Relacionando a presença da violência nas obras artísticas no decorrer do século XIX com a forte influência ocidental no continente asiático, busca-se entender o imaginário do período. Assim, o filme “A Criada” (2016) de Park Chanwook, discute a arte como fonte da objetificação da mulher, permeando as amarras do período colonial nipônico, entrelaçando os argumentos desenvolvidos durante o trabalho. Para isso, uma análise do cinema como fonte histórica e as especificações da Coréia do Sul mostram-se de relevância, entendendo como o próprio âmbito cinematográfico foi influenciado pela intervenção japonesa e, posteriormente, pelo domínio estadunidense. Nesse ínterim, debate-se sobre as consequências deixadas pela nação nipônica na parte sul da península coreana, principalmente, para as mulheres do país. pt_BR
dc.description.abstract The period of Japanese occupation of the Korean peninsula is marked by two important events: Japanese imperialism and comfort stations. These become central to understanding the influence of shunga, Japanese erotic art, in the construction of an environment that allowed the dehumanization of women's bodies. By relating the presence of violence in artistic works throughout the 19th century with the strong Western influence on the Asian continent, we seek to understand the imaginary of the period. Thus, the film “The Handmaiden” (2016) by Park Chan-wook discusses art as a source of the objectification of women, permeating the bonds of the Japanese colonial period, intertwining the arguments developed during the work. To this end, an analysis of cinema as a historical source and the specification of South Korea proves to be relevant, understanding how the cinematographic sphere itself was influenced by Japanese intervention and, later, by American rule. In the meantime, there is debate about the consequences left by the Japanese nation in the southern part of the Korean peninsula, especially for the country's women. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Arte Erótica Japonesa pt_BR
dc.subject Cinema Coreano pt_BR
dc.subject Relações de Gênero pt_BR
dc.title A arte erótica japonesa como ferramenta da objetificação da mulher durante a Ocupação Japonesa, sob a ótica do filme “A Criada” (2016) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_-_Toya._A_a ... _Ocupacao_Jap_assinado.pdf 1.545Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar