Unveiling the Gothic in the filmmaking process of Black Soul Dress
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mousinho, George Alexandre Ayres de Menezes |
|
dc.contributor.author |
Setubal, Guilherme Eyng |
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dc.date.accessioned |
2025-06-11T13:46:24Z |
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dc.date.available |
2025-06-11T13:46:24Z |
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dc.date.issued |
2025-02-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265653 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo explorar o desenvolvimento e detalhar o processo da
produção cinematográfica do curta-metragem O Último Vestido de Outubro (Black Soul Dress).
Produzir um filme no Brasil não é fácil, afinal é um processo desafiador que envolve domínios
artísticos e culturais, bem como um ato de resistência e luta para continuar fazendo arte neste
país. O projeto visa detalhar o desenvolvimento do filme em produção, focando nos elementos
artísticos bem como nas dificuldades de trazê-lo para a tela. A ideia aqui é compartilhar a
experiência e o estudo por trás do roteiro, dos personagens, das escolhas artísticas e técnicas
cinematográficas. O projeto do filme em si pretende desenvolver uma personalidade e
identidade única baseada no Cinema Gótico, tentando trazê-lo para um contexto brasileiro.
Acreditando no poder do gótico para criar narrativas poderosas e esteticamente ricas, O Último
Vestido de Outubro pretende ser uma exploração cinematográfica profunda e comovente,
destinada a tocar os recantos mais sombrios da alma humana. A intenção do filme é misturar
glamour e sujeira para retratar a solidão do protagonista, a fim de transformar o filme em uma
experiência transformadora que provoca o público a enfrentar e aceitar suas próprias sombras
e perdas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to explore the detailed development and process of filmmaking in the
short film Black Soul Dress. Producing a film in Brazil is not easy; it is a challenging process
involving artistic and cultural domains, as well as an act of resistance and resilience to keep
making art in this country. This project aims to detail the development of the film in production,
focusing on the artistic elements as well the difficulties of bringing it to the screen. The idea
here is to share the experience and the study behind the script, the characters, and the artistic
filmmaking choices. The film project itself intends to develop a unique personality and identity
based on Gothic Cinema, attempting to bring it to a Brazilian context. Believing in the power
of the Gothic to create powerful and aesthetically rich narratives, Black Soul Dress intends to
be a profound and moving cinematic exploration, destined to touch the darkest recesses of the
human soul. The intention of the film is to blend glamour and grime to depict the protagonist's
solitude in order to turn the film into a transformative experience that challenges the audience
to confront and accept their own shadows and grief. |
pt_BR |
dc.format.extent |
60 |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Gothic Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Horror |
pt_BR |
dc.subject |
Audiovisual |
pt_BR |
dc.title |
Unveiling the Gothic in the filmmaking process of Black Soul Dress |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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