Unveiling the Gothic in the filmmaking process of Black Soul Dress

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Unveiling the Gothic in the filmmaking process of Black Soul Dress

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Mousinho, George Alexandre Ayres de Menezes
dc.contributor.author Setubal, Guilherme Eyng
dc.date.accessioned 2025-06-11T13:46:24Z
dc.date.available 2025-06-11T13:46:24Z
dc.date.issued 2025-02-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265653
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo explorar o desenvolvimento e detalhar o processo da produção cinematográfica do curta-metragem O Último Vestido de Outubro (Black Soul Dress). Produzir um filme no Brasil não é fácil, afinal é um processo desafiador que envolve domínios artísticos e culturais, bem como um ato de resistência e luta para continuar fazendo arte neste país. O projeto visa detalhar o desenvolvimento do filme em produção, focando nos elementos artísticos bem como nas dificuldades de trazê-lo para a tela. A ideia aqui é compartilhar a experiência e o estudo por trás do roteiro, dos personagens, das escolhas artísticas e técnicas cinematográficas. O projeto do filme em si pretende desenvolver uma personalidade e identidade única baseada no Cinema Gótico, tentando trazê-lo para um contexto brasileiro. Acreditando no poder do gótico para criar narrativas poderosas e esteticamente ricas, O Último Vestido de Outubro pretende ser uma exploração cinematográfica profunda e comovente, destinada a tocar os recantos mais sombrios da alma humana. A intenção do filme é misturar glamour e sujeira para retratar a solidão do protagonista, a fim de transformar o filme em uma experiência transformadora que provoca o público a enfrentar e aceitar suas próprias sombras e perdas. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to explore the detailed development and process of filmmaking in the short film Black Soul Dress. Producing a film in Brazil is not easy; it is a challenging process involving artistic and cultural domains, as well as an act of resistance and resilience to keep making art in this country. This project aims to detail the development of the film in production, focusing on the artistic elements as well the difficulties of bringing it to the screen. The idea here is to share the experience and the study behind the script, the characters, and the artistic filmmaking choices. The film project itself intends to develop a unique personality and identity based on Gothic Cinema, attempting to bring it to a Brazilian context. Believing in the power of the Gothic to create powerful and aesthetically rich narratives, Black Soul Dress intends to be a profound and moving cinematic exploration, destined to touch the darkest recesses of the human soul. The intention of the film is to blend glamour and grime to depict the protagonist's solitude in order to turn the film into a transformative experience that challenges the audience to confront and accept their own shadows and grief. pt_BR
dc.format.extent 60 pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Gothic Cinema pt_BR
dc.subject Horror pt_BR
dc.subject Audiovisual pt_BR
dc.title Unveiling the Gothic in the filmmaking process of Black Soul Dress pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC - Guilherme Eyng Setubal.pdf 556.1Kb PDF View/Open TCC

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