dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Farias, Mareni Rocha |
|
dc.contributor.author |
Boff, Paulo Roberto |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-23T23:25:49Z |
|
dc.date.available |
2025-05-23T23:25:49Z |
|
dc.date.issued |
2025 |
|
dc.identifier.other |
391856 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265274 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2025. |
|
dc.description.abstract |
A presente tese investigou a educação farmacêutica no Brasil em um contexto de transformações tecnológicas, intensificadas pela Quarta Revolução Industrial (4IR ? 4th Industrial Revolution). Historicamente, a farmácia passou por diversas evoluções impulsionadas pelas revoluções industriais, e o advento da 4IR promete mudanças significativas para o setor farmacêutico, abrangendo pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e serviços farmacêuticos. A 4IR caracteriza-se por avanços tecnológicos disruptivos, como inteligência artificial, big data, internet das coisas (IoT ? Internet of Things), realidade aumentada e impressão 3D. Esses avanços influenciam diretamente a cadeia produtiva farmacêutica e exigem novas competências dos profissionais da área. Nesse sentido, o estudo lançou a hipótese de que a educação farmacêutica no Brasil precisa se adaptar para formar profissionais capacitados a lidar com essas inovações, evitando um cenário de dependência tecnológica do país. O objetivo central da pesquisa foi analisar a educação farmacêutica no Brasil e suas conexões com as demandas emergentes da 4IR. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa, combinada com elementos quantitativos. Foram realizadas análises documentais, revisões narrativas e integrativas, além da aplicação de questionários em instituições de ensino superior. Os resultados estão estruturados em quatro partes: (i) evolução histórica da educação farmacêutica no Brasil; (ii) análise do contexto histórico das revoluções industriais e suas influências no setor farmacêutico; (iii) avaliação das inovações tecnológicas e sua interface com o setor farmacêutico; e (iv) análise da convergência da educação farmacêutica no Brasil diante das demandas da 4IR. O estudo demonstrou que a industrialização farmacêutica alterou profundamente o papel do farmacêutico, deslocando seu foco do preparo artesanal de medicamentos para uma atuação ampliada, envolvendo análises clínicas, tecnologia e gestão. As revoluções industriais anteriores redefiniram o perfil da profissão, e a 4IR impõe novos desafios que demandam atualização curricular e integração de disciplinas como gestão, informática e humanidades na formação farmacêutica. A pesquisa concluiu que a adaptação da educação farmacêutica à 4IR é essencial para a sustentabilidade do setor e para garantir que os profissionais estejam preparados para lidar com as novas exigências tecnológicas. A necessidade de um modelo educacional mais dinâmico e interdisciplinar é evidenciada, a fim de formar farmacêuticos aptos a atuar em um cenário de crescente digitalização e inovação tecnológica. Por fim, a pesquisa destacou a urgência de políticas educacionais que favoreçam essa transição, promovendo a capacitação e atualização contínua de docentes e das/os profissionais da área, para que possam contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento do setor farmacêutico no Brasil. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This thesis investigated pharmaceutical education in Brazil in a context of technological transformations, intensified by the Fourth Industrial Revolution (4IR). Historically, pharmacy has undergone several evolutions driven by industrial revolutions, and the advent of the 4IR promises significant changes for the pharmaceutical sector, encompassing research, development, production, distribution and pharmaceutical services. The 4IR is characterized by disruptive technological advances such as artificial intelligence, big data, the Internet of Things (IoT), augmented reality and 3D printing. These advances directly influence the pharmaceutical production chain and require new skills from professionals in the field. In this sense, the study hypothesized that pharmaceutical education in Brazil needs to adapt in order to train professionals capable of dealing with these innovations, avoiding a scenario of technological dependence in the country. The central objective of the research was to analyze pharmaceutical education in Brazil and its connections with the emerging demands of the 4IR. The research adopted a predominantly qualitative methodological approach, combined with quantitative elements. Documentary analysis, narrative and integrative reviews were carried out, as well as questionnaires in higher education institutions. The results are structured into four parts: (i) the historical evolution of pharmaceutical education in Brazil; (ii) an analysis of the historical context of the industrial revolutions and their influence on the pharmaceutical sector; (iii) an assessment of technological innovations and their interface with the pharmaceutical sector; and (iv) an analysis of the convergence of pharmaceutical education in Brazil with the demands of the 4IR. The study showed that pharmaceutical industrialization has profoundly changed the role of the pharmacist, shifting his focus from the artisanal preparation of medicines to an expanded role involving clinical analysis, technology and management. Previous industrial revolutions have redefined the profile of the profession, and the 4IR imposes new challenges that require updating the curriculum and integrating subjects such as management, computing and humanities into pharmaceutical training. The research concluded that adapting pharmaceutical education to the 4IR is essential for the sustainability of the sector and to ensure that professionals are prepared to deal with the new technological demands. The need for a more dynamic and interdisciplinary educational model is highlighted, in order to train pharmacists who are able to work in a scenario of increasing digitalization and technological innovation. Finally, the research highlighted the urgency of educational policies that favor this transition, promoting the training and continuous updating of teachers and professionals in the field, so that they can contribute effectively to the development of the pharmaceutical sector in Brazil. |
en |
dc.format.extent |
269 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Farmácia |
|
dc.subject.classification |
Revolução industrial |
|
dc.subject.classification |
Indústria farmacêutica |
|
dc.title |
Educação farmacêutica no Brasil: explorando conexões com as demandas emergentes da quarta revolução industrial no setor farmacêutico |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Rech, Norberto |
|