Acessibilidade web em periódicos científicos: estudo a partir dos portais das universidades federais brasileiras

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Acessibilidade web em periódicos científicos: estudo a partir dos portais das universidades federais brasileiras

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Neubert, Patrícia da Silva
dc.contributor.author Silva, Luan Soares
dc.date.accessioned 2025-05-19T23:27:43Z
dc.date.available 2025-05-19T23:27:43Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.other 391800
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265181
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2025.
dc.description.abstract A acessibilidade digital objetiva a promoção da inclusão social, a partir da integração de indivíduos em ambientes virtuais por meio da disponibilização de recursos que assegurem sua plena participação. Nesse sentido, se estabelece como um princípio que concede o acesso universal às informações disponibilizadas, contribuindo para a mitigação de barreiras e a redução das desigualdades no espaço digital. Este estudo tem como objetivo geral analisar a acessibilidade web dos portais de periódicos e dos periódicos científicos das universidades federais brasileiras. Os objetivos específicos são: a) Identificar as políticas e os recursos de acessibilidade disponíveis nos portais de periódicos científicos; b) Avaliar a acessibilidade dos portais de periódicos científicos; c) Analisar a acessibilidade entre os periódicos científicos;d) Descrever os erros de acessibilidade nos portais e periódicos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem quali-quanti. O universo da pesquisa é composto por 25 portais e 443 periódicos. Os dados foram coletados a partir dos sites dos portais e periódicos e, por meio dos avaliadores automáticos de acessibilidade. Os resultados indicam a presença de diferentes tipologias documentais nos portais, que incluem, além de periódicos científicos, anais, semanas acadêmicas e outros formatos. Apenas um portal apresentou políticas relacionadas à acessibilidade. A maior parte dos portais utiliza a versão 3 do sistema OJS, embora um portal ainda empregue a versão 2, desatualizada e com erros. Em termos de acessibilidade, os avaliadores de acessibilidade identificaram falhas em 15 dos 25 portais, sendo 14 decorrentes da ausência de textos alternativos. Entre os periódicos, 377 dos 443 apresentaram problemas semelhantes. Apesar de os recursos de texto alternativo estarem disponíveis nas versões atuais do OJS, eles frequentemente não são preenchidos por gestores e editores, comprometendo a acessibilidade dos ambientes. Os periódicos apresentaram um desempenho médio em termos de otimização para outros dispositivos, com destaque para problemas como ETag support (375 ocorrências), DOM too large (19) e viewport meta (15). A última falha reflete a inadequação de periódicos para dispositivos móveis, especialmente nos casos em que sistemas desatualizados são utilizados, como a versão 2 do OJS. Conclui-se que políticas e diretrizes mais rigorosas são necessárias para orientar o preenchimento correto desses elementos, promovendo a inclusão e a acessibilidade à informação científica.
dc.description.abstract Abstract: Digital accessibility aims to promote social inclusion by integrating individuals into virtual environments by providing resources that ensure their full participation. In this sense, it is established as a principle that grants universal access to available information, contributing to the mitigation of barriers and the reduction of inequalities in the digital space. The general objective of this study is to analyze the web accessibility of journal portals and scientific journals of Brazilian federal universities. The specific objectives are: a) To identify the accessibility policies and resources available on scientific journal portals; b) To evaluate the accessibility of scientific journal portals; c) To analyze accessibility among scientific journals; d) To describe accessibility errors on portals and journals. The research is characterized as descriptive, bibliographical and documentary, with a qualitative and quantitative approach. The research universe consists of 25 portals and 443 journals. The data were collected from the websites of the portals and journals and through automatic accessibility evaluators. The results indicate the presence of different types of documents on the portals, which include, in addition to scientific journals, annals, academic weeks and other formats. Only one portal presented policies related to accessibility. Most of the portals use version 3 of the OJS system, although one portal still uses version 2, which is outdated and has errors. In terms of accessibility, the accessibility evaluators identified flaws in 15 of the 25 portals, 14 of which were due to the absence of alternative texts. Among the journals, 377 of the 443 presented similar problems. Although alternative text resources are available in the current versions of OJS, they are often not filled in by managers and editors, compromising the accessibility of the environments. The journals presented an average performance in terms of optimization for other devices, with emphasis on problems such as ETag support (375 occurrences), DOM too large (19) and viewport meta (15). The latter flaw reflects the inadequacy of journals for mobile devices, especially in cases where outdated systems are used, such as OJS version 2. It is concluded that stricter policies and guidelines are needed to guide the correct completion of these elements, promoting inclusion and accessibility to scientific information. en
dc.format.extent 130 p.| il., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Ciência da informação
dc.subject.classification Acessibilidade (direitos humanos)
dc.subject.classification Publicação de acesso aberto
dc.subject.classification Periódicos técnico-científicos
dc.title Acessibilidade web em periódicos científicos: estudo a partir dos portais das universidades federais brasileiras
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Dias, Thiago Magela Rodrigues


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