dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Dias, Leila Christina Duarte |
|
dc.contributor.author |
Wessler, Matheus Ayres e Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-07T23:26:04Z |
|
dc.date.available |
2025-05-07T23:26:04Z |
|
dc.date.issued |
2025 |
|
dc.identifier.other |
391145 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264893 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2025. |
|
dc.description.abstract |
Santa Catarina ficou à margem da expansão do setor automotivo no Brasil. Essa situação muda em 2012 com a instalação da Bayerische Motoren Werke (BMW) em Araquari. Quais razões fizeram Santa Catarina se tornar atrativa para os investimentos da firma alemã? Esta dissertação objetiva discutir a integração de Santa Catarina no processo de desconcentração espacial da indústria automobilística no Brasil, identificando os fatores de localização que influenciaram na chegada da Bayerische Motoren Werke (BMW) em Araquari. A relevância do tema parte da identificação de como a questão dos benefícios fiscais centraliza o debate sobre localizações industriais do setor automotivo no Brasil. Com base em uma abordagem teórica que identifica fatores clássicos de localização (mão-de-obra, infraestrutura logística e proximidade com mercado consumidor) e requalifica a análise da concorrência espacial com base na tipologia de ativos e recursos (Benko; Pecqueur, 2001), buscou-se produzir uma discussão sobre a integração de Santa Catarina ao mapa do setor automotivo no Brasil para além da pauta dos benefícios. Com base na revisão bibliográfica, em visita à planta da BMW e realização de seis entrevistas com agentes envolvidos na chegada da firma, a pesquisa permite concluir sobre a importância: da fluidez do território proporcionada pela Região Imediata de Joinville (principalmente relacionada à estrutura portuária regional); da proximidade com o mercado consumidor; e do esforço de um grupo político estadual para atrair a firma alemã. A análise sobre a mão-de-obra empregada pela BMW permitiu avançar na discussão sobre as articulações entre a firma e o tecido produtivo regional; a identificação de uma fraca produção de encadeamentos locais por parte da BMW foi analisada com base nas dimensões da proximidade: devido à densa estrutura de P&D internalizada à firma e concentrada em sua Matriz, concluímos que a proximidade organizacional presente na BMW suplanta outras dimensões da proximidade, como a geográfica. Essas condições de P&D da BMW e a análise das interações entre firma e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) enfraqueceram a hipótese de que, no contexto de eletrificação veicular, a convergência de competências entre firma e tecido produtivo regional pudesse ter cumprido papel como fator de localização. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: Santa Catarina remained on the sidelines of the automotive sector's expansion in Brazil. This scenario changed in 2012 with the establishment of Bayerische Motoren Werke (BMW) in Araquari. What reasons made Santa Catarina attractive for investments from the German company? This dissertation aims to discuss Santa Catarina's integration into the spatial deconcentration process of the automotive industry in Brazil, identifying the location factors that influenced the arrival of Bayerische Motoren Werke (BMW) in Araquari. The relevance of this topic stems from recognizing how tax incentives dominate the debate on industrial location in Brazil's automotive sector. Using a theoretical approach that identifies classic location factors (such as labor, logistical infrastructure, and proximity to the consumer market) and reevaluates spatial competition through the typology of assets and resources (Benko; Pecqueur, 2001), this study seeks to produce a discussion on Santa Catarina's inclusion in the automotive map of Brazil beyond the tax incentive agenda.Based on a literature review, a visit to BMW's plant, and six interviews with stakeholders involved in the company's arrival, the research highlights the importance of: the territorial fluidity provided by the Joinville region (mainly related to regional port infrastructure); proximity to the consumer market; and the efforts of a local political group to attract the German firm. The analysis of the workforce employed by BMW advanced the discussion on the interactions between the company and the regional productive network. The identification of weak local linkages by BMW was analyzed through the lens of proximity dimensions: due to the dense R&D structure internalized within the company and concentrated at its headquarters, we concluded that the organizational proximity present at BMW outweighs other proximity dimensions, such as geographic proximity.These R&D conditions at BMW and the analysis of interactions between the company and the Federal University of Santa Catarina (UFSC) weakened the hypothesis that, in the context of vehicle electrification, the convergence of competencies between the company and the regional productive network might have played a role as a location factor. |
en |
dc.format.extent |
102 p.| il., tabs., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Geografia |
|
dc.subject.classification |
Indústria automobilística |
|
dc.subject.classification |
Indústrias |
|
dc.title |
Firmas e territórios na integração de Santa Catarina no processo de desconcentração espacial da indústria automobilística |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Mesquita, Fernando Campos |
|