dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Bahia, Eliana Maria dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Lira, Edna Karina da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-29T23:24:41Z |
|
dc.date.available |
2025-04-29T23:24:41Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
391342 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264702 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2024. |
|
dc.description.abstract |
Este estudo discutiu as tendências tecnológicas para bibliotecas e, analisou os currículos dos cursos de Biblioteconomia dos países membros do Mercosul, para verificar se os cursos estão dissertando a temática em sala de aula. A classificação da pesquisa, de acordo com os procedimentos técnicos a serem utilizados, é bibliográfica e documental. Para os aspectos de análise, foi usada a abordagem qualitativa. Quanto à natureza desta pesquisa, é considerada aplicada. Para a execução dos objetivos, foram buscados nos portais governamentais as universidades e depois os cursos foram pesquisados e organizados em uma planilha conforme a região. Os resultados mostraram que o Brasil contém 46 cursos de Biblioteconomia; a Argentina apresenta sete cursos de Biblioteconomia; o Paraguai e o Uruguai apresentam um (1) curso. Região Nordeste: possui 10 (dez) universidades oferta o curso de Biblioteconomia, a Região Centro-Oeste: 3 (três) cursos de Biblioteconomia, Região Sudeste: 7 (sete) cursos, Região Sul: 6 (seis) universidades ofertam o curso de Biblioteconomia. Quanto aos conteúdos de disciplinas que dissertam sobre Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas, Drones e audiolivros, somente o curso de Biblioteconomia da Universidade de Buenos Aires apresenta uma disciplina com conteúdo sobre aplicação da Inteligência Artificial na biblioteca. Observou-se que há um caminho a ser percorrido pela Biblioteconomia no Mercosul com as tecnologias para os currículos. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This study discussed technological trends for libraries and analyzed the curricula of library science courses in Mercosur member countries, to see if the courses are discussing the subject in the classroom. The classification of the study, according to the technical procedures to be used, is bibliographical and documentary. In terms of analysis, a qualitative approach was used. As for the nature of this research, it is considered applied. In order to achieve the objectives, the universities were searched for on government portals and then the courses were researched and organized in a spreadsheet according to region. The results showed that Brazil has 46 Library Science courses; Argentina has seven Library Science courses; Paraguay and Uruguay have one (1) course. The Northeast: has 10 (ten) universities offering Library Science courses, the Midwest: 3 (three) Library Science courses, the Southeast: 7 (seven) courses, the South: 6 (six) universities offering Library Science courses. One course was recovered in Paraguay and Uruguay. With regard to the content of subjects on Artificial Intelligence, Blockchain, Internet of Things, Drones and audiobooks, only the Library Science course at the University of Buenos Aires has a subject with content on the application of Artificial Intelligence in the library. It was noted that the curricula of library science courses in Mercosur are still not updating their content. |
en |
dc.format.extent |
110 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Ciência da informação |
|
dc.subject.classification |
Biblioteconomia |
|
dc.subject.classification |
Currículos |
|
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação e da comunicação |
|
dc.subject.classification |
Serviços de informação |
|
dc.title |
A inserção da tecnologia nos currículos dos cursos de formação em biblioteconomia no Mercosul |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|