Escala de medida da adoção da cultura data driven em empresas de base tecnológica no Brasil
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Andrade, Dalton Francisco de |
|
dc.contributor.author |
Braga, Thais Guerra |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-23T23:24:48Z |
|
dc.date.available |
2025-04-23T23:24:48Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
391199 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264591 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2024. |
|
dc.description.abstract |
A abundância de informações e dados no ambiente digital é uma realidade cada vez mais presente entre as empresas e indústrias. No entanto, para que estes tenham valor e contribuam para a tomada de decisões, é necessário que as empresas passem por um processo de transformação digital e atuem na cultura data driven. O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um instrumento de medida sobre a adoção da cultura data driven, baseado na percepção dos funcionários, por serem eles atores importantes na constituição e execução da cultura organizacional. O instrumento de medida tem sua base teórica desenvolvida com base na literatura e na contribuição de especialistas da área. 687 respostas foram coletadas com colaboradores de empresas de base tecnologica no Brasil e a partir delas o instrumento foi validado com a Teoria de Resposta ao Item. A análise possibilitou a criação da escala de adoção da cultura data driven com quatro níveis: Iniciantes, Exploradores, Otimistas e Visionários. O instrumento e a escala criados poderão contribuir com maior desenvolvimento da cultura data driven por ser um referencial de avaliação do status atual e projeção de próximas ações para se atingir maiores níveis de adoção da cultura data driven nas empresas. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The abundance of information and data in the digital environment is an increasingly present reality among companies and sectors. However, for these to have value and contribute to decision-making, companies need to go through a digital transformation process and operate in a data-driven culture. The present work aims to develop a measurement instrument on the adoption of data-based culture, based on the perception of employees, as they are important actors in the constitution and execution of organizational culture. The measuring instrument has its theoretical basis developed based on literature and the contribution of experts in the field. 687 responses were collected from employees of technology-based companies in Brazil and from them the instrument was validated with the Item Response Theory. The analysis made it possible to create a datadriven culture adoption scale with four levels: Beginners, Explorers, Optimists and Visionaries. The instrument and the scale created will be able to contribute to further development of the datadriven culture by being a reference for evaluating the current status and projections of next actions to achieve higher levels of adoption of the datadriven culture in companies. |
en |
dc.format.extent |
116 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
|
dc.subject.classification |
Cultura organizacional |
|
dc.subject.classification |
Teoria da Resposta do Ítem |
|
dc.subject.classification |
Análise de dados |
|
dc.title |
Escala de medida da adoção da cultura data driven em empresas de base tecnológica no Brasil |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar