Utilização de Large Language Models para Apoio a Sistemas de Telemedicina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Macedo, Douglas Dyllon Jeronimo de |
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dc.contributor.author |
Pupo, Bruna Dias |
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dc.date.accessioned |
2025-02-10T13:29:07Z |
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dc.date.available |
2025-02-10T13:29:07Z |
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dc.date.issued |
2024-12-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263270 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo investigar a viabilidade de implementar um chatbot treinado com grandes modelos de linguagem (LLMs) para apoiar a recuperação de informações e o suporte técnico em sistemas de telemedicina. Método: O estudo de caso foi realizado no Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT), onde foi desenvolvido um protótipo de chatbot. Para o treinamento, foi construído um dataset especializado no módulo STT-Dermatologia, utilizado para realizar o fine-tuning com o modelo pré-treinado Llama 3, resultando em um protótipo ajustado especificamente para o STT.
Validação: A validação foi realizada por meio de um formulário aplicado à equipe técnica do STT. Uma das perguntas avaliou a eficácia do chatbot em fornecer suporte técnico, obtendo uma média de 4.11 (em uma escala de 1 a 5), evidenciando o potencial dos LLMs como ferramenta de suporte. Outras perguntas identificaram áreas de melhoria, como o refinamento das respostas e a redução de alucinações, para garantir maior precisão e consistência. Conclusão: O uso de LLMs em sistemas de telemedicina validou-se como promissor, com grande potencial para apoiar a recuperação de informações em sistemas de complexos, como o STT. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to investigate the feasibility of implementing a chatbot trained with large language models (LLMs) to support information retrieval and technical assistance in telemedicine systems. Method: The case study was conducted in the Santa Catarina Telemedicine and Telehealth System (STT), where a chatbot prototype was developed. For training purposes, a specialized dataset was created for the STT-Dermatology module, which was used to fine-tune the pre-trained Llama 3 model, resulting in a prototype specifically tailored to the STT.
Validation: Validation was carried out through a survey applied to the STT technical team. One of the questions assessed the chatbot's effectiveness in providing technical support, achieving an average score of 4.11 (on a scale from 1 to 5), highlighting the potential of LLMs as a support tool. Other questions identified areas for improvement, such as refining responses and reducing hallucinations, to ensure greater accuracy and consistency. Conclusion: The use of LLMs in telemedicine systems proved to be promising, with significant potential to support information retrieval in complex systems such as the STT. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
LLM |
pt_BR |
dc.subject |
Chatbot |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência Artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Telemedicina |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de Large Language Models para Apoio a Sistemas de Telemedicina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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