Informação, entretenimento e o mundo digital: o jornalismo de infotenimento no site gshow

DSpace Repository

A- A A+

Informação, entretenimento e o mundo digital: o jornalismo de infotenimento no site gshow

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Paulino, Rita de Cássia Romeiro
dc.contributor.author Moura, Maria Clara Guimarães da Costa
dc.date.accessioned 2025-02-06T23:23:19Z
dc.date.available 2025-02-06T23:23:19Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 389997
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263175
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Esta pesquisa pretende averiguar como o jornalismo de entretenimento, desenvolvido pelo gshow (TV Globo), se desenvolve no contexto digital e oferece conteúdos que não só informam, mas também divertem suas audiências. Do ponto de vista teórico, a pesquisa promoveu uma análise dos gêneros jornalísticos, utilizando como base a \"Classificação Marques de Melo\" (2009). Elencando e dando destaque ao gênero diversional (De Assis, 2016), traçou-se uma análise que abordou desde o entretenimento ao infotenimento, e sua característica de aproximação com as audiências no contexto online (Dejavite, 2006). A pesquisa também promoveu uma discussão acerca da convergência no ambiente digital, abordando parte da trajetória do jornalismo na Internet e suas forma de oferecer conteúdos narrativos segmentados (Jenkins, 2009; Castells, 2015). Como desenvolvimento metodológico a pesquisa focou na análise de conteúdo, utilizando métodos tanto qualitativos quanto quantitativos (Bardin, 2016), o que conduziu resultados relevantes acerca do corpus de 160 matérias, coletadas no mês de julho de 2023, na seção ?Pop?, da aba ?Tudo mais? do gshow. As matérias do objeto de estudo foram analisadas a partir de sete categorias (2014), que buscavam responder ao problema de pesquisa, são elas: hipertextualidade (João Canavilhas), multimedialidade (Ramón Salaverría), interatividade (Alejandro Rost), memória (Marcos Palacios), instantaneidade (Paul Bradshaw), personalização (Mirko Lorenz), ubiquidade (John V. Pavlik). Com o objetivo de contribuir ainda mais com o campo, a pesquisa também se propôs a desenvolver, duas categorias que aferiram novas particularidades que podem ser observadas dez anos depois no ambiente online: estratégia e extensão. Com os resultados obtidos, verificou-se como o jornalismo de infotenimento, conduzido pelo objeto de estudo, possui características já observadas nos veículos online, ainda que tenha forte influência de elementos que constituem os jornais impressos. A partir da pesquisa, verificamos como o gênero diversional possui a qualidade de jornalismo informativo, para audiências cada vez mais conectadas.
dc.description.abstract Abstract: This research aims to investigate how entertainment journalism, developed by gshow (TV Globo), develops in the digital context and offers content that not only informs, but also entertains its audiences. From a theoretical point of view, the research promoted an analysis of journalistic genres, using the \"Marques de Melo Classification\" (2009) as a basis. Listing and highlighting the entertainment genre (De Assis, 2016), an analysis was drawn up that covered everything from entertainment to infotainment, and its characteristic of approaching audiences in the online context (Dejavite, 2006). The research also promoted a discussion about convergence in the digital environment, addressing part of the trajectory of journalism on the Internet and its way of offering segmented narrative content (Jenkins, 2009; Castells, 2015). As a methodological development, the research focused on content analysis, using both qualitative and quantitative methods (Bardin, 2016), which led to relevant results regarding the corpus of 160 articles, collected in July 2023, in the ?Pop? section, of the ?Tudo mais? tab of gshow. The articles of the object of study were analyzed based on seven categories (2014), which sought to answer the research problem, namely: hypertextuality (João Canavilhas), multimediality (Ramón Salaverría), interactivity (Alejandro Rost), memory (Marcos Palacios), instantaneity (Paul Bradshaw), personalization (Mirko Lorenz), ubiquity (John V. Pavlik). With the aim of contributing even further to the field, the research also proposed to develop two categories that measured new particularities that can be observed ten years later in the online environment: strategy and extension. With the results obtained, it was verified how infotainment journalism, conducted by the object of study, has characteristics already observed in online media, although it is strongly influenced by elements that constitute printed newspapers. Based on the research, we verified how the entertainment genre has the quality of informative journalism, for increasingly connected audiences. en
dc.format.extent 184 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Jornalismo
dc.subject.classification Gêneros jornalísticos
dc.subject.classification Jornalismo eletrônico
dc.subject.classification Infotenimento (Programas de televisão)
dc.subject.classification Jornalismo de entretenimento
dc.title Informação, entretenimento e o mundo digital: o jornalismo de infotenimento no site gshow
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0216-D.pdf 3.250Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar