Panorama do ensino da gestão de design e empreendedorismo na graduação em design de moda no Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Panorama do ensino da gestão de design e empreendedorismo na graduação em design de moda no Brasil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Triska, Ricardo
dc.contributor.author Santos, Bruna Leôncio Prada dos
dc.date.accessioned 2025-02-05T23:23:26Z
dc.date.available 2025-02-05T23:23:26Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 389958
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263123
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract O advento da Quarta Revolução Industrial marca uma mudança profunda impulsionada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, que têm reformulado os processos de produção industrial, os modelos de negócios e a natureza do trabalho. Diante disso, a preparação dos profissionais desde o ambiente acadêmico torna-se essencial. Entretanto, a realidade da educação superior brasileira apresenta desafios, especialmente em cursos como o design, que inclui o design de moda, cuja implantação no Brasil ocorreu de forma tardia em relação a outros países. As grades curriculares de muitos desses cursos ainda se encontram desalinhadas com as reais demandas do mercado de trabalho, sobretudo no contexto da Quarta Revolução Industrial, o que resulta na formação de profissionais com uma capacitação incompleta. Nesse contexto, muitos designers de moda aspiram a empreender, mas consideram-se despreparados com relação ao desenvolvimento e gerenciamento de um negócio de moda. No contexto específico do ensino superior em design de moda, a abordagem do pensamento sistêmico e de competências estratégicas direcionadas aos negócios, através da integração das disciplinas de gestão de design e empreendedorismo nas grades curriculares, pode preparar os estudantes para os desafios do mercado. Foi conduzido um levantamento dos cursos de design de moda reconhecidos pelo Ministério da Educação no Brasil, com o objetivo de estabelecer um panorama do ensino da gestão de design e do empreendedorismo nestes cursos, possibilitando uma discussão sobre o atual cenário da educação superior brasileira em design de moda neste aspecto.
dc.description.abstract Abstract: With the Fourth Industrial Revolution, there was a profound change driven by the convergence of digital, physical and biological technologies, which have reshaped industrial production processes, business models and work itself. Therefore, it is essential to prepare and train professionals from the academic environment. However, the reality of Brazilian higher education presents challenges, especially in courses such as design and fashion design, which implementation in Brazil occurred late in relation to other countries. The programs of many of these courses are still out of line with the real market demands, especially in the context of the Fourth Industrial Revolution, which results in professionals with incomplete training. In this context, many fashion designers aspire to be entrepreneurs, but consider themselves unprepared when it comes to developing and managing a fashion business. In the specific context of higher education in fashion design, the approach of systemic thinking and strategic skills, through the integration of design management and entrepreneurship disciplines in the course programs, would prepare students for market challenges. A survey of fashion design courses recognized by the Ministry of Education in Brazil was conducted, with the aim of establishing an overview of the teaching of design management and entrepreneurship in these courses, enabling a discussion on the current scenario of Brazilian higher education in fashion design under this aspect. en
dc.format.extent 90 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Design
dc.subject.classification Gestão do design
dc.subject.classification Moda
dc.subject.classification Empreendedorismo
dc.title Panorama do ensino da gestão de design e empreendedorismo na graduação em design de moda no Brasil
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0278-D.pdf 1.181Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar