O uso do podcast na divulgação científica por universidades federais brasileiras

DSpace Repository

A- A A+

O uso do podcast na divulgação científica por universidades federais brasileiras

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Silveira, Stefanie Carlan da
dc.contributor.author Bento, Maykon de Oliveira
dc.date.accessioned 2025-01-21T23:21:54Z
dc.date.available 2025-01-21T23:21:54Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 389689
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262832
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Em um contexto sociopolítico marcado por ataques à legitimidade da ciência no país, a divulgação científica assume um papel fundamental ao democratizar o acesso ao conhecimento para a população não familiarizada com o discurso científico. Não raro a informação fica restrita a centros de pesquisa e universidades ou é disponibilizada somente em uma linguagem especializada, dificultando a compreensão do grande público. Neste cenário, o jornalismo científico se fortalece ao reduzir a distância entre os pesquisadores e o cidadão comum, uma vez que estabelece a relação do conhecimento produzido dentro do campus com a vida cotidiana. A dinâmica neste processo é ainda transformada pelo avanço tecnológico e a ubiquidade da informação, impulsionando o surgimento de novos produtos comunicativos, como o podcast, em virtude da popularização de smartphones e da velocidade de expansão das redes. Desta forma, esta pesquisa analisa as características do podcast, como produção jornalística, na atividade de divulgação científica desenvolvida por quatro universidades federais brasileiras. A investigação parte da identificação das instituições que empregam a mídia como ferramenta voltada à difusão da ciência e as particularidades de seu uso quanto ao formato e processo de produção. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, são utilizados como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, a coleta de dados via questionário junto às assessorias de comunicação das universidades federais e a Análise Audioestrutural do Podcast (AAP) de quatro produções: UFSC Ciência, Desteoriza, Conto com Ciência e Pod Isso?. Os resultados indicam que o podcast é uma ferramenta versátil e poderosa na divulgação científica, especialmente em um país com as dimensões do Brasil. Ao mesmo tempo, revelam desafios e limitações, como a irregularidade na periodicidade de algumas produções e a necessidade de maior investimento em infraestrutura e capacitação de profissionais da comunicação para lidar com as especificidades deste formato sonoro na difusão da ciência.
dc.description.abstract Abstract: In a socio-political context marked by attacks on the legitimacy of science in the country, scientific communication plays a fundamental role in democratizing access to knowledge for a population unfamiliar with scientific discourse. Often, information remains confined to research centers and universities or is only available in specialized language, making it difficult for the general public to understand. In this scenario, scientific journalism strengthens by bridging the gap between researchers and the common citizen, as it establishes the relationship between the knowledge produced within the campus and everyday life. This process is further transformed by technological advancements and the ubiquity of information, driving the emergence of new communicative products such as podcasts, due to the popularization of smartphones and the rapid expansion of networks. Thus, this research analyzes the characteristics of the podcast as a journalistic production in the activity of scientific communication developed by four Brazilian federal universities. The investigation begins by identifying the institutions that use this medium as a tool for science dissemination and the particularities of its use regarding format and production process. Through a qualitative-quantitative approach, methodological procedures include bibliographic research, data collection via questionnaires with the communication departments of federal universities, and Audio-Structural Analysis of the Podcast (AAP) of four productions: UFSC Ciência, Desteoriza, Conto com Ciência, and Pod Isso?. The results indicate that podcasts are a versatile and powerful tool for scientific communication, especially in a country the size of Brazil. At the same time, they reveal challenges and limitations, such as irregular production schedules and the need for greater investment in infrastructure and training of communication professionals to handle the specificities of this audio format in science dissemination. en
dc.format.extent 230 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Jornalismo
dc.subject.classification Divulgação científica
dc.subject.classification Jornalismo cientifico
dc.subject.classification Podcasts
dc.title O uso do podcast na divulgação científica por universidades federais brasileiras
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0211-D.pdf 1.970Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar