Educação emocional por meio de aulas de Educação Física: a importância do Planejamento Pedagógico
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Daniela Karine |
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dc.contributor.author |
Nunes, João Mário Basso |
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dc.date.accessioned |
2024-12-24T01:07:00Z |
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dc.date.available |
2024-12-24T01:07:00Z |
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dc.date.issued |
2024-12-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262595 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo investigou as emoções humanas e as funções executivas, assim como a relevância destas no contexto da Educação Física, onde há grandes oportunidades para Educação Emocional, desenvolvendo as capacidades emocionais das crianças. Assim, o objetivo geral do trabalho é investigar o conhecimento e a utilização dos conteúdos de Educação Emocional no Planejamento Pedagógico do professor de EF. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo descritivo, utilizando o procedimento de levantamento a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores das redes públicas e privadas de Florianópolis, sendo utilizada a amostragem snowball. Como resultado, essa pesquisa traz que apesar de os professores compreenderem o conceito e utilizarem estratégias como jogos cooperativos e resolução de conflitos, a maioria carece de formação específica no tema, trazendo dificuldades para conceituar e trabalhar com novas possibilidades. Foram encontradas diferentes maneiras de incluir a Educação Emocional no Planejamento Pedagógico, com conteúdos formais, gerenciamento de situações de maneira transversal e também a não inclusão. A ausência de suporte familiar, estrutura curricular superficial e adultocentrismo são barreiras significativas para a promoção da Educação Emocional, enquanto estratégias colaborativas entre professores, escola e família foram destacadas como essenciais para o sucesso. Sugere-se incluir a Educação Emocional na formação inicial e continuada para fortalecer a gestão emocional e ampliar o impacto no desenvolvimento socioemocional dos alunos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
84 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
zxx |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação Emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento Pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Funções Executivas |
pt_BR |
dc.title |
Educação emocional por meio de aulas de Educação Física: a importância do Planejamento Pedagógico |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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