A percepção de professores sobre a inserção da natação como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física escolar

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A percepção de professores sobre a inserção da natação como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física escolar

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Ribas, Michele Caroline de Souza
dc.contributor.author Silva, Lucas Goulart da
dc.date.accessioned 2024-12-23T16:20:43Z
dc.date.available 2024-12-23T16:20:43Z
dc.date.issued 2024-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262586
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Física, como disciplina escolar, possui muitas alternativas quando pensada em relação aos seus conteúdos e possibilidades educacionais. Desse modo, é dever do professor proporcionar aos alunos o máximo de acesso e vivências aos mais diversos conhecimentos e práticas corporais presentes na disciplina de Educação Física. A natação é um conteúdo previsto nos documentos norteadores da área e que deve ser ofertado aos estudantes, contudo, ainda é escasso no planejamento dos professores. No entanto, é possível afirmar que a natação possui um viés educativo e de possibilidades para que seja trabalhada no contexto escolar, uma vez que irá proporcionar e desenvolver experiências e conhecimento aos estudantes, se caracterizando assim como um conteúdo que faz parte da Educação Física escolar e que deve ser trabalhado. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física sobre a inserção da natação como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo e de natureza aplicada. Para seleção dos participantes, foram adotados os seguintes critérios: a) ser professor de Educação Física; b) possuir no mínimo um ano de experiência no ensino fundamental ou médio; c) aceitar os termos da pesquisa. Em relação à coleta de dados, foi aplicado um questionário com 44 questões de caráter fechado, o qual passou pela avaliação de três professores especialistas da área e está dividido em três dimensões: características do sujeito; formação e atuação profissional e, por último, natação na Educação Física escolar (barreiras e facilitadores), sendo respondido por 28 professores. Para análise dos dados foi utilizado a descrição de frequência absoluta e relativa. De acordo com os resultados do estudo, notou-se que a maioria dos professores (92,82%) obtiveram contato com o conteúdo nas suas formações inicias, assim como 25 (89,25%) dos participantes da pesquisa, praticam ou já praticaram a modalidade. No entanto, apresentou-se um baixo número de professores, oito (28,56%) que aborda o conteúdo natação em suas aulas, estando relacionado com a falta de conhecimento, questões estruturais e recursos que dificultam a sua inserção. Porém, ainda assim, salienta-se que a inserção do conteúdo está presente no planejamento de alguns professores, indicando que há possibilidades e estratégias para o ensino da natação. Dessa forma, conclui-se que apesar das escolas apresentarem uma carência de estrutura física e investimento, existem possibilidades educacionais para inclusão dos conhecimentos relativos à natação no ambiente escolar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Natação pt_BR
dc.subject Conteúdo pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.title A percepção de professores sobre a inserção da natação como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física escolar pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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