Práticas pedagógicas da Educação Física e a perpetuação dos papéis de gênero: A visão de professores da Educação Infantil

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Práticas pedagógicas da Educação Física e a perpetuação dos papéis de gênero: A visão de professores da Educação Infantil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Andrize Ramires
dc.contributor.author Teixeira, Pâmela de Jesus
dc.date.accessioned 2024-12-21T13:59:43Z
dc.date.available 2024-12-21T13:59:43Z
dc.date.issued 2024-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262511
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract Gênero é uma construção cultural e histórica, e práticas sexistas estão presentes na educação infantil por meio de comportamentos naturalizados no cotidiano escolar. É essencial discutir o tema para compreender como esses comportamentos perpetuam papéis e responsabilidades distintas para homens e mulheres na sociedade. O docente tem um papel central em mitigar essas influências socioculturais, especialmente na Educação Infantil, uma fase crucial para o desenvolvimento social, moral, físico e cognitivo das crianças. Este estudo investiga as manifestações de gênero e suas influências nas práticas pedagógicas e nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, com base na percepção dos professores. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada a três docentes de Educação Física, que lecionam na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Os critérios utilizados para seleção dos docentes foram: ter cargo docente efetivo na Rede Municipal de Educação de Florianópolis, possuir experiência com a docência na Educação Física superior a três anos e o aceite aos termos da pesquisa. Como resultados, foi possível compreender o professor como agente mediador de situações a fim de problematizar os papéis de gêneros, naturalmente impostos pela cultura. Bem como a influência positiva dos conhecimentos prévios da temática no desenvolvimento de abordagens pedagógicas que promovam o pensamento crítico e a autonomia das crianças para a livre escolha de seus interesses. A pesquisa, conduzida com docentes de Educação Física da rede de Florianópolis, mostrou que as manifestações relacionadas a papéis de gênero surgem de forma sutil durante brincadeiras, falas e resistências às atividades. Apesar dos docentes não terem abordado amplamente a temática de gênero em sua formação inicial, os professores apresentam esforços conscientes para adotar práticas pedagógicas que minimizem essas influências culturais. Assim, com os resultados obtidos, esperamos que esta pesquisa contribua de alguma forma com a prática docente dos professores de Educação Física, especialmente na Educação Física, reconhecendo a importância de uma formação adequada sobre o tema. pt_BR
dc.format.extent 57 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Papel do Professor pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas da Educação Física e a perpetuação dos papéis de gênero: A visão de professores da Educação Infantil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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