PROPOSTA DE GUIA PARA INICIATIVAS DE DATA ANALYTICS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

DSpace Repository

A- A A+

PROPOSTA DE GUIA PARA INICIATIVAS DE DATA ANALYTICS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hauck, Jean Carlo Rossa
dc.contributor.author Marques, Lívia Silva
dc.date.accessioned 2024-12-21T13:11:16Z
dc.date.available 2024-12-21T13:11:16Z
dc.date.issued 2024-12-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262509
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. pt_BR
dc.description.abstract A transformação digital e o uso estratégico de dados têm impulsionado o desempenho organizacional, especialmente em pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Este trabalho investiga os fatores críticos para a implementação de Data Analytics em micro e pequenas empresas brasileiras de software, propondo um guia baseado na abordagem Essence. A pesquisa compreendeu um mapeamento sistemático da literatura para identificar fatores críticos recorrentes e um levantamento com profissionais do mercado, resultando na priorização de cinco fatores principais: gerenciamento do processo de dados, preparação dos dados, clareza sobre a necessidade do processo, qualificação profissional e suporte organizacional. A partir dessas descobertas, foi desenvolvido um guia online que apresenta boas práticas na implementação do processo de dados e permite autoavaliação e monitoramento da evolução das organizações nesse aspecto. Os resultados indicam a relevância de iniciativas de Data Analytics e como as organizações podem buscar uma boa execução desse processo. pt_BR
dc.description.abstract Digital transformation and the strategic use of data have driven organizational performance, especially among small and medium-sized enterprises (SMEs) in Brazil. This study investigates the critical success factors for implementing Data Analytics in Brazilian micro and small software companies, proposing a guide based on the Essence approach. The research included a systematic literature review to identify recurring critical factors and a survey with market professionals, resulting in the prioritization of five main factors: data process management, data preparation, clarity regarding process needs, professional qualification, and organizational support. Based on these findings, an online guide was developed, presenting best practices for implementing data processes and enabling self-assessment and progress monitoring for organizations in this area. The results highlight the relevance of Data Analytics initiatives and how organizations can strive for successful process execution. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Data Analytics pt_BR
dc.subject Pequenas e médias empresas pt_BR
dc.subject Fatores críticos de sucesso pt_BR
dc.subject Essence pt_BR
dc.title PROPOSTA DE GUIA PARA INICIATIVAS DE DATA ANALYTICS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC Lívia Marques - Versão Final.pdf 6.370Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar