PROPOSTA DE GUIA PARA INICIATIVAS DE DATA ANALYTICS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hauck, Jean Carlo Rossa |
|
dc.contributor.author |
Marques, Lívia Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-21T13:11:16Z |
|
dc.date.available |
2024-12-21T13:11:16Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262509 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A transformação digital e o uso estratégico de dados têm impulsionado o
desempenho organizacional, especialmente em pequenas e médias empresas
(PMEs) no Brasil. Este trabalho investiga os fatores críticos para a implementação
de Data Analytics em micro e pequenas empresas brasileiras de software, propondo
um guia baseado na abordagem Essence. A pesquisa compreendeu um
mapeamento sistemático da literatura para identificar fatores críticos recorrentes e
um levantamento com profissionais do mercado, resultando na priorização de cinco
fatores principais: gerenciamento do processo de dados, preparação dos dados,
clareza sobre a necessidade do processo, qualificação profissional e suporte
organizacional. A partir dessas descobertas, foi desenvolvido um guia online que
apresenta boas práticas na implementação do processo de dados e permite
autoavaliação e monitoramento da evolução das organizações nesse aspecto. Os
resultados indicam a relevância de iniciativas de Data Analytics e como as
organizações podem buscar uma boa execução desse processo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Digital transformation and the strategic use of data have driven organizational
performance, especially among small and medium-sized enterprises (SMEs) in
Brazil. This study investigates the critical success factors for implementing Data
Analytics in Brazilian micro and small software companies, proposing a guide based
on the Essence approach. The research included a systematic literature review to
identify recurring critical factors and a survey with market professionals, resulting in
the prioritization of five main factors: data process management, data preparation,
clarity regarding process needs, professional qualification, and organizational
support. Based on these findings, an online guide was developed, presenting best
practices for implementing data processes and enabling self-assessment and
progress monitoring for organizations in this area. The results highlight the relevance
of Data Analytics initiatives and how organizations can strive for successful process
execution. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Data Analytics |
pt_BR |
dc.subject |
Pequenas e médias empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores críticos de sucesso |
pt_BR |
dc.subject |
Essence |
pt_BR |
dc.title |
PROPOSTA DE GUIA PARA INICIATIVAS DE DATA ANALYTICS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar