O papel transformador da contação de histórias no desenvolvimento infantil: uma análise sobre sua contribuição na inserção social, compreensão emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pinto, Adilson Luiz |
|
dc.contributor.author |
Fogaça, Ana Lúcia |
|
dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-12-21T10:24:01Z |
|
dc.date.available |
2024-12-21T10:24:01Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262503 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desde os primeiros tempos da humanidade, as histórias têm sido uma porta mágica para o conhecimento, a fantasia e o desenvolvimento humano. Mais do que simples entretenimento, a arte da narração se configura como uma ferramenta fundamental para o aprendizado, a formação de valores e o aprimoramento das habilidades socioemocionais das crianças. Por meio da voz expressiva do contador, as palavras constroem mundos imaginários, levando os pequenos a diferentes realidades e convidando-os a viver experiências emocionantes. As histórias, além de divertir, educam, inspiram e transformam a vida das crianças, promovendo seu crescimento intelectual e emocional.
Este estudo tem como objetivo geral averiguar a importância da contação de histórias para o desenvolvimento e a formação de crianças leitoras, destacando o papel do bibliotecário como mediador da leitura. A pesquisa foi realizada com duas turmas do 3º ano de uma escola particular em Florianópolis, com foco no impacto da contação de histórias no desenvolvimento socioemocional das crianças. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter observacional, envolvendo atividades de contação de histórias para explorar como essas práticas contribuem para o fortalecimento de habilidades como empatia, confiança, resiliência e criatividade. Os resultados indicaram que as crianças demonstraram grande receptividade, engajando-se tanto nos aspectos lúdicos quanto nas lições morais das histórias, confirmando seu potencial educativo e transformador. |
pt_BR |
dc.format.extent |
33 páginas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Contação de história |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado |
pt_BR |
dc.title |
O papel transformador da contação de histórias no desenvolvimento infantil: uma análise sobre sua contribuição na inserção social, compreensão emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar