O papel transformador da contação de histórias no desenvolvimento infantil: uma análise sobre sua contribuição na inserção social, compreensão emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais

DSpace Repository

A- A A+

O papel transformador da contação de histórias no desenvolvimento infantil: uma análise sobre sua contribuição na inserção social, compreensão emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pinto, Adilson Luiz
dc.contributor.author Fogaça, Ana Lúcia
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC. pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-21T10:24:01Z
dc.date.available 2024-12-21T10:24:01Z
dc.date.issued 2024-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262503
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract Desde os primeiros tempos da humanidade, as histórias têm sido uma porta mágica para o conhecimento, a fantasia e o desenvolvimento humano. Mais do que simples entretenimento, a arte da narração se configura como uma ferramenta fundamental para o aprendizado, a formação de valores e o aprimoramento das habilidades socioemocionais das crianças. Por meio da voz expressiva do contador, as palavras constroem mundos imaginários, levando os pequenos a diferentes realidades e convidando-os a viver experiências emocionantes. As histórias, além de divertir, educam, inspiram e transformam a vida das crianças, promovendo seu crescimento intelectual e emocional. Este estudo tem como objetivo geral averiguar a importância da contação de histórias para o desenvolvimento e a formação de crianças leitoras, destacando o papel do bibliotecário como mediador da leitura. A pesquisa foi realizada com duas turmas do 3º ano de uma escola particular em Florianópolis, com foco no impacto da contação de histórias no desenvolvimento socioemocional das crianças. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter observacional, envolvendo atividades de contação de histórias para explorar como essas práticas contribuem para o fortalecimento de habilidades como empatia, confiança, resiliência e criatividade. Os resultados indicaram que as crianças demonstraram grande receptividade, engajando-se tanto nos aspectos lúdicos quanto nas lições morais das histórias, confirmando seu potencial educativo e transformador. pt_BR
dc.format.extent 33 páginas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Aprendizado pt_BR
dc.title O papel transformador da contação de histórias no desenvolvimento infantil: uma análise sobre sua contribuição na inserção social, compreensão emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_ATUALIZADO_ANA_LUCIA_FOGACA (2).pdf 367.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar