dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Stein, Mônica |
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dc.contributor.author |
Menine Carvalho, Virgínia |
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dc.date.accessioned |
2024-12-20T15:50:13Z |
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dc.date.available |
2024-12-20T15:50:13Z |
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dc.date.issued |
2024-12-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262402 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A criação de histórias é algo atrelado intimamente com a história humana e
possui vários métodos. Dentre estes, a mídia de animações é um dos mais recentes
que, devido à sua natureza manual, possui uma infinita gama de possibilidades de
narrativas que podem ser desenvolvidas. Porém, assim como todas as artes, é
preciso planejamento prévio para que o espectador possa melhor usufruir da história
construída. Este artigo propõe a utilização da fenomenologia do pensamento e
categorização de signos da semiótica peirceana como ferramenta de exploração
para tomada de decisão na direção de arte de um curta animado da autora no que
diz respeito à estética aplicada à narrativa. Utilizando de signos ícones, índices e
símbolos, argumenta-se que estes, ao serem aplicados conscientemente nos
designs produzidos, podem auxiliar a traduzir adequadamente as intenções estéticas
do diretor de arte para o público no que diz da narrativa pessoal. Para isso, foi
desenvolvido a pré-produção de um trailer teaser de curta metragem a fim de
explorar essa aplicação. Com esse intuito, foi desenvolvido um esquema de
decupagem baseado nos gráficos de Winder e Dowlatabadi (2020) especificamente
para o projeto, que orientou a sequência de etapas a serem executadas no seu
desenvolvimento. Assim, neste trabalho de conclusão de curso são apresentados os
materiais gerados, e necessários, para a produção até a fase do animatic, ou seja,
roteiro, artes conceituais, storyboards, colorscript e animatic. Por fim, notou-se que a
lógica peirceana cumpriu seu papel como parâmetro de orientação, possibilitando
que as etapas visuais representassem adequadamente o roteiro idealizado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Storytelling is intimately intertwined into human history. Animation being one of
the most recent of these mediums that, by its craftsmanship nature, allows for an
infinite pool of possibilities when it comes to developing narratives. But, just as any
form of art, it requires proper planning for it to be fully enjoyed by the viewer. This
article proposes the use of the phenomenology of perception and categorization of
signs from Peircean semiotics as an exploration tool for decision-making in the art
direction of an animated short made by the author in regards to aesthetics applied to
the narrative. Making use of icons, indexes and symbols, it argues that both, if
applied consciously while designing, could assist translating the intentions of the art
direction to the public in regards to the personal narrative. To this end, the
pre-production of a teaser trailer was developed to better explore the application. For
this purpose, a decoupage scheme was developed based on the graphics of Winder
and Dowlatabadi (2020) specifically for the project, which guided the sequence of
steps to be carried out in its development. In this regard , this course conclusion work
presents the materials generated, and necessary, for production up to the animatic
phase, that is, script, concept arts, storyboards, colorscript and animatic. Finally, it
concluded that the Peircean logic fulfilled its role as a guiding parameter, enabling
the visual steps to adequately represent the idealized script. |
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dc.format.extent |
43 f. + 1 vídeo + 1 memorial descritivo + 1 imagem |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Direção de Arte |
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dc.subject |
Semiótica |
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dc.subject |
Animação |
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dc.subject |
Narrativa visual |
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dc.title |
Semiótica Aplicada à Direção de Arte de um Curta Animado |
pt_BR |
dc.type |
Animation |
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