Aprendizado de máquina não supervisionado para detecção de danos em pontes rodoviárias
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Siqueira, Tiago Morkis |
|
dc.contributor.author |
Souza, Pedro Vinícius Gasparotti de |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T20:59:52Z |
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dc.date.available |
2024-12-19T20:59:52Z |
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dc.date.issued |
2024-12-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262346 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Pontes e viadutos são classificados como Obras de Arte da Engenharia
devido à natureza de sua concepção: estruturas especiais, cuja finalidade é superar obstáculos naturais e viabilizar a continuidade de uma
via modal. Garantir a integridade de estruturas especiais é um desafio
no projeto e gerenciamento de infraestrutura, uma vez que a eventual falha dessas componentes talham severos prejuízos econômicos
e tragédias humanitárias. Existem duas abordagens predominantes
para a aquisição de dados para a avaliação da integridade estrutural:
o monitoramento direto, e o monitoramento indireto. No monitoramento indireto é assumida a instalação de sensores no veículo para
capturar respostas da interação dinâmica do sistema veículo-estrutura,
enquanto na instrumentação do monitoramento direto, os sensores são
instalados diretamente na estrutura. O conjunto de dados é obtido a
partir de um modelo numérico que simula o comportamento da interação dinâmica do sistema veículo-estrutura. Este trabalho propõe o
emprego da inteligência artificial como solução para o monitoramento
indireto da saúde estrutural de pontes rodoviárias. As vantagens da
abordagem indireta envolvem a capacidade de obter informações espaciais de toda a continuidade da ponte sem a necessidade de interrupção
no fluxo do tráfego, bem como a possibilidade do monitoramento de
todas as pontes ao longo de uma via rodoviária. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Inteligência Artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Pontes |
pt_BR |
dc.subject |
Drive-by |
pt_BR |
dc.subject |
Método dos Elementos Finitos |
pt_BR |
dc.subject |
SHM |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizado de máquina não supervisionado para detecção de danos em pontes rodoviárias |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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