dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Herpich, Fabrício |
|
dc.contributor.author |
Branco Hining, Gustavo Henrique |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T18:55:07Z |
|
dc.date.available |
2024-12-19T18:55:07Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262308 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho desenvolve um sistema web baseado no Instrumento de Avaliação de
Cursos de Graduação (IACG) do INEP para reconhecimento de cursos, com o
objetivo de apoiar a autoavaliação e a preparação para avaliações externas,
abordando deficiências no processo atual de avaliações internas. Com uso da
metodologia Design Science Research (DSR), integrando etapas e documentação
da engenharia de software, foi criado um artefato completo com documentação
detalhada para replicabilidade, manutenção e orientação de uso. O sistema gerencia
avaliações, relatórios e demais informações produzidas durante as avaliações, de
maneira colaborativa entre os responsáveis pelas avaliações, e permite a
visualização das informações por visitantes. Nos testes práticos, o sistema mostrou
se funcional, responsivo e de fácil entendimento, evidenciando potencial para
melhorar o processo de avaliação de cursos. Embora seja necessária a implantação
em ambiente real para validação completa, os resultados indicam que a ferramenta
pode contribuir significativamente para a eficiência e qualidade das autoavaliações e
preparações para avaliações externas no ensino superior. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work develops a web-based system based on INEP's Undergraduate Course
Assessment Instrument (IACG) for course recognition, with the aim of supporting
self-assessment and preparation for external assessments, addressing deficiencies
in the current internal assessment process. Using the Design Science Research
(DSR) methodology, integrating software engineering steps and documents, a
complete artifact with detailed documentation for replicability, maintenance, and
usage guidance was created. The system manages assessments, reports, and other
information produced during assessments, collaboratively among those responsible
for the assessments, and allows visitors to view the information. In practical tests, the
system proved to be functional, responsive, and easy to understand, showing
potential to improve the course assessment process. Although implementation in a
real environment is necessary for complete validation, the results indicate that the
tool can significantly contribute to the efficiency and quality of self-assessments and
specific external assessments in higher education. |
pt_BR |
dc.format.extent |
104 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
IACG |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de cursos |
pt_BR |
dc.subject |
Autoavaliação institucional |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema web para avaliação de cursos |
pt_BR |
dc.subject |
SINAES |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de Sistema Web para Avaliações de Curso do Ensino Superior na UFSC com Base no SINAES |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |