dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Prado, Priscila Finger do |
|
dc.contributor.author |
Velasco, Gabrielly Goulart Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T13:58:21Z |
|
dc.date.available |
2024-12-19T13:58:21Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-03 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262266 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Essa monografia objetiva discutir sobre a literatura infantojuvenil de autoria indígena,
mais especificamente as narrativas acerca do sobrenatural. Para isso, foi analisada a
obra A caveira-rolante, a mulher-lesma e outras histórias de assustar (2010), de
Daniel Munduruku. A hipótese defendida é de que o medo nas histórias de assombro
da literatura infantojuvenil indígena possui uma funcionalidade distinta daquela
observada na ocidental, assim como que o ambiente florestal, recorrente em tais
narrativas, é compreendido diferentemente pelos povos indígenas. A fim de alcançar
tal objetivo, em um primeiro momento, foi considerado o surgimento da literatura
infantil e juvenil ocidental e as particularidades da literatura indígena, seja ela
destinada para crianças e jovens, seja para adultos. Com base nos estudos de
Tzvetan Todorov (1981) e H. P. Lovecraft (2007), também foram destacadas as
especificidades da literatura fantástica, maravilhosa e sobrenatural, demonstrando a
importância do sentimento do medo em tais gêneros. Por fim, foram investigadas as
maneiras pelas quais o sobrenatural e o medo diferem entre a literatura indígena e
ocidental, assim como o modo com que o ambiente florestal aparece em tais
histórias, especialmente em contos do livro selecionado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monograph’s objective is to discuss children's literature by indigenous authors,
specifically narratives about the supernatural. For this purpose, Daniel Munduruku's
A caveira-rolante, a mulher-lesma e outras histórias de assustar (2010) was
analyzed. Our hypothesis is that fear in haunting stories in indigenous children's
literature has a different function to that observed in western literature and that the
forest environment, which recurs in such narratives, is understood differently by
indigenous peoples. To achieve this goal, we first looked at the emergence of
western children's literature and the particularities of indigenous literature, whether
aimed at children and young people or adults. Based on the studies of Tzvetan
Todorov (1981) and H.P. Lovecraft (2007), the specificities of fantastic, marvelous
and uncanny literature were also highlighted, demonstrating the importance of the
feeling of fear in these genres. Finally, how the supernatural and fear differ between
indigenous and western literature were investigated, as well as how the forest
environment appears in such stories, especially in tales from the selected book. |
pt_BR |
dc.format.extent |
65 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Sobrenatural |
pt_BR |
dc.subject |
Medo |
pt_BR |
dc.subject |
Floresta |
pt_BR |
dc.title |
Histórias que falam de nossos medos: o sobrenatural e a floresta na obra A caveira-rolante, a mulher-lesma e outras histórias de assustar, de Daniel Munduruku |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |