Análise experimental dos coeficientes aerodinâmicos de cilindros em arranjos isolados e em tandem com dispositivos de controle passivo
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Filipe Dutra Da |
|
dc.contributor.author |
Viegas, Pedro Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2024-12-19T02:42:00Z |
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dc.date.available |
2024-12-19T02:42:00Z |
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dc.date.issued |
2024-12-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262228 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo apresenta uma análise experimental do escoamento ao redor de
cilindros em configurações isoladas e em tandem, com o objetivo de avaliar
dispositivos de controle passivo para redução de arrasto. Foram utilizados cilindros
de 150 mm de diâmetro e 600 mm de comprimento, feitos de policloreto de vinila
(PVC), testados em um túnel de vento no Laboratório de Interação Fluido-Estrutura
(LIFE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para as configurações
isoladas e em tandem, dispositivos de controle passivo como técnicas de tripping e
splitter plates foram aplicados, sendo este último incluindo versões com bordos de
fuga com e sem serrilhados, como dispositivos de controle do desprendimento de
vórtices. As medições foram realizadas para obter os coeficientes de arrasto e de
pressão nas diferentes configurações. O experimento foi conduzido com uma
velocidade de escoamento de até 8 m/s, resultando em um número de Reynolds de
80000. A caracterização inicial do escoamento no túnel de vento incluiu perfis de
velocidade e intensidade de turbulência, obtidos por anemometria de fio quente.
Medições de forças foram realizadas utilizando uma balança de força de seis eixos,
e os coeficientes de arrasto e de pressão foram calculados com base nas
configurações com e sem as splitter plates. Os resultados foram comparados com
estudos semelhantes da literatura, e as implicações para a redução de arrasto em
diferentes regimes de escoamento são discutidas |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study presents an experimental analysis of the flow around cylinders in isolated
and tandem configurations, aiming to evaluate passive control devices for drag
reduction. Cylinders with a diameter of 150 mm and a length of 600 mm, made of
polyvinyl chloride (PVC), were tested in a wind tunnel at the Fluid-Structure
Interaction Laboratory (LIFE) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). For
both isolated and tandem configurations, passive control devices such as boundary
layer tripping techniques and splitter plates were applied, the latter including versions
with serrated and non-serrated trailing edges as vortex shedding control devices.
Measurements were performed to obtain the drag and pressure coefficients for the
different configurations. The experiment was conducted with a flow velocity of up to 8
m/s, resulting in a Reynolds number of 80000. The initial characterization of the flow
in the wind tunnel included velocity profiles and turbulence intensity, obtained using
hot-wire anemometry. Force measurements were performed using a six-axis force
balance, and the drag and pressure coefficients were calculated based on the
configurations with and without splitter plates. The results were compared with similar
studies from the literature, and the implications for drag reduction in different flow
regimes are discussed. |
pt_BR |
dc.format.extent |
120 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
aerodinâmica |
pt_BR |
dc.subject |
túnel de vento |
pt_BR |
dc.subject |
cilindro |
pt_BR |
dc.subject |
splitter plate |
pt_BR |
dc.title |
Análise experimental dos coeficientes aerodinâmicos de cilindros em arranjos isolados e em tandem com dispositivos de controle passivo |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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