Sistema embarcado de placar e relógio de basquete: um projeto de baixo custo e uso flexível

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Sistema embarcado de placar e relógio de basquete: um projeto de baixo custo e uso flexível

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pinto, Alex Sandro Roschildt
dc.contributor.author Landre, Samuel Guimarães
dc.date.accessioned 2024-12-18T23:28:35Z
dc.date.available 2024-12-18T23:28:35Z
dc.date.issued 2024-12-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262214
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. pt_BR
dc.description.abstract Mecanismos de placar e relógio de basquete podem ser usados tanto em competições quanto em treinos do esporte. As soluções atuais no mercado que são utilizadas em competições de nível universitário possuem valor elevado e funcionalidades limitadas, além de necessitarem de vários operadores com bom conhecimento do equipamento e regras do jogo. Com este projeto busca-se uma alternativa de baixo custo e que possa ser utilizada tanto em ambientes de competição quanto operada de maneira facilitada em situações de treino. Tal projeto foi desenvolvido após a análise de trabalhos correlatos. Foi escolhida a plataforma Arduino para o sistema embarcado, assim como o uso de displays de 7 segmentos para a representação visual. Em seguida foi realizada a prototipação do sistema embarcado utilizando uma plataforma de simulação e um protótipo físico de escala reduzida. Com a conclusão do projeto busca-se democratizar o acesso a placares eletrônicos de basquete, principalmente em competições amadoras e ambientes com limites orçamentários. pt_BR
dc.description.abstract Basketball scoreboard and clock mechanisms can be used both in competitions and in sports training. Current solutions on the market that are used in university-level competitions have high costs and limited functionality, in addition to requiring multiple operators with good knowledge of the equipment and ruleset of the game. This project seeks a low-cost alternative that can be used both in competition environments and easily operated in training situations. This project was developed after analyzing related works. The Arduino platform was chosen for the embedded system, as well as the use of 7-segment displays for the visual representation. Next, the embedded system was prototyped using a simulation platform and a small-size prototype. With the completion of the project, the goal is to democratize access to electronic basketball scoreboards, mainly in amateur competitions and environments with limited budgets. pt_BR
dc.format.extent 32 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject baixo-custo pt_BR
dc.subject embarcado pt_BR
dc.subject basquete pt_BR
dc.subject low-cost pt_BR
dc.subject embedded pt_BR
dc.subject basketball pt_BR
dc.title Sistema embarcado de placar e relógio de basquete: um projeto de baixo custo e uso flexível pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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