dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Spanhol, Fernando José |
|
dc.contributor.author |
Filgueiras, Vitor Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-18T20:16:17Z |
|
dc.date.available |
2024-12-18T20:16:17Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262168 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A convergência entre chatbots baseados em inteligência artificial (IA) e marketing
digital tem sido cada vez mais explorada na literatura, devido ao impacto dessas
tecnologias na experiência do cliente. Os chatbots, especialmente os integrados com
IA, têm o potencial de melhorar a personalização das interações, otimizar processos
e aumentar a satisfação dos consumidores. Este estudo tem como objetivo realizar
um levantamento detalhado e sistemático dos estudos existentes para entender o
estado atual do conhecimento empírico e teórico sobre o uso de chatbots, baseados
em IA, no marketing digital. A metodologia apresenta uma revisão sistemática
integrativa da literatura, onde 14 publicações foram revisadas nas seguintes bases de
dados: Scopus, Scielo, Web of Science e Science Direct para identificar, selecionar e
avaliar os estudos relevantes, com foco nas principais aplicações, desafios e
oportunidades do uso do chatbot. Os principais resultados da revisão permitem
identificar tendências e avanços no uso de chatbots em áreas do marketing digital,
como e-commerce, turismo e atendimento ao cliente. Na análise são identificadas
quatro categorias: Aplicação prática, Personalização e Sistemas de Recomendação,
Humanização dos Chatbots, e Lacunas do Conhecimento e Direções Futuras. De
acordo com as pesquisas selecionadas, confirma-se o grande potencial em
personalizar a jornada do cliente e melhorar a eficiência operacional das empresas a
partir do uso de chatbots. No entanto, também são identificados desafios relacionados
à privacidade de dados, à explicabilidade dos algoritmos e à adaptação cultural na
experiência do cliente. Destaca-se a necessidade de mais pesquisas sobre os
impactos psicológicos dos chatbots, a ética no uso de IA e a integração dessas
tecnologias em empresas de diferentes portes, principalmente, em países em
desenvolvimento. O estudo conclui que, embora existam desafios, o uso de chatbots
no marketing digital representa uma oportunidade significativa para a inovação,
proporcionando uma experiência do cliente mais personalizada e eficiente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The convergence between artificial intelligence (AI)-based chatbots and digital
marketing has increasingly been explored in the literature due to the impact of these
technologies on customer experience. Chatbots, especially those integrated with AI,
have the potential to enhance the personalization of interactions, optimize processes,
and increase consumer satisfaction. This study aims to provide a detailed and
systematic review of existing studies to understand the current state of both empirical
and theoretical knowledge regarding the use of AI-based chatbots in digital marketing.
The methodology presents an integrative systematic review of the literature, where 14
publications were reviewed across the following databases: Scopus, Scielo, Web of
Science, and Science Direct, to identify, select, and evaluate relevant studies, focusing
on the main applications, challenges, and opportunities of chatbot use. The key
findings from the review allow for the identification of trends and advancements in the
use of chatbots in digital marketing areas such as e-commerce, tourism, and customer
service. Four categories were identified in the analysis: Practical Application,
Personalization and Recommendation Systems, Humanization of Chatbots, and
Knowledge Gaps and Future Directions. According to the selected studies, the
significant potential of chatbots to personalize the customer journey and improve the
operational efficiency of businesses is confirmed. However, challenges related to data
privacy, algorithm explainability, and cultural adaptation in customer experience are
also identified. There is a highlighted need for further research on the psychological
impacts of chatbots, ethics in AI usage, and the integration of these technologies in
companies of various sizes, particularly in developing countries. The study concludes
that, despite the challenges, the use of chatbots in digital marketing represents a
significant opportunity for innovation, providing a more personalized and efficient
customer experience. |
pt_BR |
dc.format.extent |
56 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
chatbots |
pt_BR |
dc.subject |
marketing digital |
pt_BR |
dc.subject |
experiência do cliente |
pt_BR |
dc.title |
Uso de Chatbots Baseados em Inteligência Artificial no marketing digital e Seu Impacto na Experiência do Cliente: Uma Revisão Integrativa da Literatura |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |