dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wenck Nogueira Fernandes, Christiane |
|
dc.contributor.author |
Schaefer Júnior, Jonas |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-18T18:42:46Z |
|
dc.date.available |
2024-12-18T18:42:46Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262141 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia de Transportes e Logística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A logística reversa apresenta vários desafios para empresas que atuam no cenário global. Atualmente, muitas peças de alto valor agregado, como componentes automotivos de ferro fundido, chegam ao final de sua vida útil e são descartadas em ferros-velhos. Quando essas peças se tornam obsoletas ou são danificadas, geralmente são substituídas e vendidas como sucata a um preço baixo. No entanto, devido ao alto grau de pureza desse material, essas peças poderiam ser fundidas e reutilizadas na fabricação de novas. A empresa, foco do estudo de caso deste trabalho, que é uma fabricante de peças automotivas, identificou essa oportunidade de aproveitar o material descartado como matéria-prima e está avaliando oferecer em troca uma compensação aos usuários pelas peças antigas. Atualmente, não existe um sistema de logística reversa implementado pela empresa para viabilizar esse reaproveitamento, e o minério de ferro continua sendo a principal matéria-prima utilizada no processo de produção. A ausência de um canal adequado de comunicação e logística entre a empresa e os clientes finais de seus intermediários, impede ambos de obterem maiores benefícios. Esse sistema tem o potencial de reduzir seus custos com matéria-prima, os clientes seriam incentivados a obter peças de maior qualidade com descontos ao devolverem peças obsoletas, e os intermediários (concessionárias e montadoras) que compram as peças, aumentariam suas vendas por apresentar um preço mais atrativo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma plataforma digital de logística reversa em uma empresa de componentes fundidos, usinados e de subsistemas automotivos. Além disso, busca-se incentivar transportadoras e caminhoneiros a utilizarem peças de reposição originais, garantindo mais segurança e aumentando as vendas das concessionárias e montadoras. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Reverse logistics presents several challenges for companies operating in the global
market. Currently, many high-value-added parts, such as cast iron automotive
components, reach the end of their service life and are discarded in junkyards. When
these parts become obsolete or damaged, they are typically replaced and sold as
scrap at a low price. However, due to the high purity of this material, these parts
could be melted down and reused in the manufacturing of new ones. The company
that is the focus of this case study, a manufacturer of automotive parts, has identified
an opportunity to utilize discarded material as raw material and is considering offering
compensation to users for returning old parts. Currently, the company does not have
an implemented reverse logistics system to enable this reuse, and iron ore remains
the primary raw material used in the production process. The lack of an adequate
communication and logistics channel between the company and the end customers
of its intermediaries prevents both parties from obtaining greater benefits. This
system has the potential to reduce raw material costs for the company. Customers
would be encouraged to obtain higher-quality parts at discounted prices by returning
obsolete parts, while intermediaries (dealerships and automakers) that purchase
these parts would boost their sales by offering more competitive pricing. In this
context, the objective of this study is to develop the scope for a reverse logistics
system in a company specializing in cast, machined components, and automotive
subsystems. Additionally, the goal is to encourage transport companies and truck
drivers to use original replacement parts, ensuring greater safety and increasing
sales for dealerships and automakers. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Logística reversa |
pt_BR |
dc.subject |
Economia circular |
pt_BR |
dc.subject |
Peças automotivas de ferro fundido |
pt_BR |
dc.subject |
Reverse logistics |
pt_BR |
dc.subject |
Circular economy |
pt_BR |
dc.subject |
Cast iron automotive parts |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de plataforma digital de logística reversa em uma empresa de componentes fundidos, usinados e de subsistemas automotivos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |