Análise comparativa entre duas ferramentas de tráfego: Vissim e Sumo, através de um estudo de caso em Joinville, SC.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lopes, Simone Becker |
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dc.contributor.author |
Galdino, Julia Ellen |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-18T18:32:20Z |
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dc.date.available |
2024-12-18T18:32:20Z |
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dc.date.issued |
2024-12-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262136 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia de Transportes e Logística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O aumento da frota veicular e da demanda por transporte individual no Brasil tem
gerado desafios significativos para a mobilidade urbana, como congestionamentos e
a elevação das emissões de poluentes. Nesse contexto, a simulação de tráfego se
destaca como uma ferramenta importante para avaliar medidas mitigatórias,
possibilitando a análise de diferentes cenários sem a necessidade de intervenções
físicas. Entre os softwares utilizados para esse tipo de análise, estão o Vissim e o
SUMO, conhecidos por suas capacidades de modelagem detalhada e custo-benefício,
respectivamente. Este trabalho compara esses dois simuladores, aplicados a um
cruzamento semaforizado em Joinville, Santa Catarina. A metodologia adotada
envolveu a definição de parâmetros para modelagem, adaptação dos dados,
desenvolvimento da infraestrutura virtual e calibração dos modelos. Foram avaliados
cenários alternativos, comparando os dois softwares, utilizando indicadores de
desempenho como tempo de espera e fluxo de veículos. Os resultados evidenciaram
que, enquanto, o Vissim oferece maior precisão nas análises detalhadas devido à sua
ampla gama de funcionalidades e possibilidades de calibração, o SUMO se destaca
pela sua acessibilidade e rapidez na execução das simulações. Apesar das
diferenças, ambos os softwares apresentaram potencial para aplicação em estudos
urbanos, com limitações relacionadas à complexidade do modelo e ao tempo
necessário para sua configuração. Os resultados deste trabalho sugerem que a
simulação de tráfego é uma ferramenta eficaz para avaliar soluções viáveis e seguras,
permitindo a análise prévia de intervenções mitigadoras de maneira eficiente e
econômica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The increase in the vehicle fleet and the demand for individual transportation in Brazil
has generated significant challenges for urban mobility, such as congestion and the
rise in pollutant emissions. In this context, traffic simulation stands out as an important
tool for evaluating mitigation measures, enabling the analysis of different scenarios
without the need for physical interventions. Among the software used for this type of
analysis are Vissim and SUMO, known for their detailed modeling capabilities and cost
effectiveness, respectively. This study compares these two simulators applied to a
signalized intersection in Joinville, Santa Catarina. The adopted methodology involved
defining modeling parameters, adapting the data, developing the virtual infrastructure,
and calibrating the models. Alternative scenarios were evaluated, comparing the two
software programs using performance indicators such as waiting time and vehicle flow.
The results showed that while Vissim offers greater precision in detailed analyses due
to its wide range of functionalities and calibration possibilities, SUMO stands out for its
accessibility and speed in executing simulations. Despite their differences, both
software programs demonstrated potential for application in urban studies, with
limitations related to model complexity and the time required for configuration. The
results of this study suggest that traffic simulation is an effective tool for evaluating
viable and safe solutions, allowing for the prior analysis of mitigation interventions in
an efficient and cost-effective manner. |
pt_BR |
dc.format.extent |
104 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Simulação de tráfego |
pt_BR |
dc.subject |
SUMO |
pt_BR |
dc.subject |
Vissim |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Cruzamento semaforizado |
pt_BR |
dc.title |
Análise comparativa entre duas ferramentas de tráfego: Vissim e Sumo, através de um estudo de caso em Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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