dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lima, Samuel Pantoja |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Ana Júlia |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-17T18:22:47Z |
|
dc.date.available |
2024-12-17T18:22:47Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-11 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261972 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Jornalismo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No ano de 1964, há exatos 60 anos, iniciava-se a ditadura militar no Brasil. O golpe foi um dos primeiros de uma onda de regimes autoritários que foram surgindo em diversos países da América do Sul ao longo da segunda metade do século XX, que foram marcados pela brutal repressão e censura de cidadãos. Em meio a este contexto, a cultura, em especial a música, passa a ser utilizada como ferramenta de luta política e social, dando origem a movimentos como a Nueva Canción, que se espalhou por todo o continente. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central entender a função social da música e contar como ela contribuiu para a oposição a golpes de estado, contestando as medidas das ditaduras militares e defendendo mudanças na sociedade. Busca-se observar como diferem de acordo com a nação, quais as suas principais características, suas principais influências e quais os seus efeitos na sociedade. Por meio do formato podcast, foram elaborados dois episódios piloto que abordam as manifestações musicais de resistência em dois países, o Brasil e a Argentina. Cada um possui a temática de um país diferente, de forma que os assuntos possam ser abordados de forma aprofundada. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In 1964, exactly 60 years ago, the military dictatorship began in Brazil. The coup was one of
the first in a wave of authoritarian regimes that emerged in several South American countries
throughout the second half of the 20th century, marked by brutal repression and censorship of
citizens. In this context, culture, especially music, began to be used as a tool for political and
social struggle, giving rise to movements such as the Nueva Canción, which spread
throughout the continent. This final paper aims to understand the social function of music and
explain how it contributed to opposing coups d'état, challenging the measures of military
dictatorships and advocating for societal changes. It seeks to observe how these movements
differ depending on the country, what their main characteristics are, their major influences,
and their effects on society. Through the podcast format, two pilot episodes were created to
address musical manifestations of resistance in two countries, Brazil and Argentina. Each
episode focuses on a different country, allowing for a more in-depth exploration of the topics. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
En el año de 1964, hace exactamente 60 años, comenzaba la dictadura militar en Brasil. El
golpe fue uno de los primeros de una ola de regímenes autoritarios que surgieron en varios
países de América del Sur a lo largo de la segunda mitad del siglo XX, los cuales estuvieron
marcados por una brutal represión y censura de los ciudadanos. En medio de este contexto, la
cultura, especialmente la música, comenzó a ser utilizada como herramienta de lucha política
y social, dando origen a movimientos como la Nueva Canción, que se extendió por todo el
continente. Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo central entender la
función social de la música y contar cómo contribuyó a la oposición a los golpes de estado,
desafiando las medidas de las dictaduras militares y defendiendo cambios en la sociedad. Se
busca observar cómo difieren según la nación, cuáles son sus principales características, sus
principales influencias y cuáles son sus efectos en la sociedad. A través del formato de
podcast, se elaboraron dos episodios piloto que abordan las manifestaciones musicales de
resistencia en dos países, Brasil y Argentina. Cada uno tiene como temática un país diferente,
de manera que los temas puedan ser abordados de forma más profunda. |
pt_BR |
dc.format.extent |
138 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Jornalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Ditaduras |
pt_BR |
dc.subject |
América Latina |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Canção engajada |
pt_BR |
dc.subject |
Journalism |
pt_BR |
dc.subject |
Dictatorships |
pt_BR |
dc.subject |
Latin America |
pt_BR |
dc.subject |
Music |
pt_BR |
dc.subject |
Protest Song |
pt_BR |
dc.subject |
Periodismo |
pt_BR |
dc.subject |
Dictaduras |
pt_BR |
dc.subject |
América Latina |
pt_BR |
dc.subject |
Musica |
pt_BR |
dc.subject |
Canción de protesta |
pt_BR |
dc.title |
Caminhando e Cantando: Ditaduras latino-americanas e a música como forma de resistência |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |