A Guerra do Pacífico (1941-1945) em Mangá: a representação dos pilotos Kamikaze em Zero Eterno
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Voigt, Márcio Roberto |
|
dc.contributor.author |
Klüser, Zander |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-17T18:19:46Z |
|
dc.date.available |
2024-12-17T18:19:46Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261971 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo abrir novas perspectivas sobre a atuação dos pilotos
Kamikaze durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) por meio do mangá Zero Eterno
de Naoki Hyakuta. A arte seqüencial japonesa tem ganhado bastante destaque no Ocidente a
partir do fim do Século XX e ela não se mostra apenas como um meio de entretenimento
barato para a população, mas também possui potencialidade para ser usada como fonte de
pesquisa, tendo em vista que os mangás representam diversos aspectos da cultura, política e
sociedade do Japão. Ademais, pode representar o ponto de vista do escritor sobre determinado
período histórico e Zero Eterno procura desconstruir o ponto de vista ocidental de que os
pilotos Kamikaze eram fanáticos e ultranacionalistas. Esta pesquisa irá abordar o uso do
mangá como fonte de pesquisa, a conjuntura da Guerra do Pacífico (1941-1945) em 1944 e
como as Unidades Kamikaze surgiram em resposta ao novo conceito de guerra naval que
predominou na luta pelo Pacífico e por fim analisará de forma crítica o mangá a partir de
fontes históricas predominantemente japonesas sobre a guerra, buscando problematizar quais
mudanças de perspectiva sobre a atuação dos pilotos Kamikaze que Zero Eterno proporciona. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present aims to open new perspectives on the actions of Kamikaze pilots during the
Second World War (1939-1945) through the manga The Eternal Zero by Naoki Hyakuta.
Japanese sequential art has gained considerable prominence in the West since the end of the
20th century and it is not only a means of cheap entertainment for the population, but also has
the potential to be used as a source of research, considering that Mangas represent different
aspects of Japanese culture, politics and society. In addition, they can represent the writer's
point of view on a certain historical period. The Eternal Zero seeks to deconstruct the Western
view that Kamikaze pilots were fanatics and ultranationalists. This research will address the
use of manga as a research source, the context of the Pacific War (1941-1945) in 1944 and
how Kamikaze Units emerged in response to the new concept of naval warfare that
predominated in the fight for the Pacific and will finally analyze critically the manga from
predominantly Japanese historical sources about the war, seeking to problematize what
changes in perspective on the actions of Kamikaze pilots that The Eternal Zero provides. |
pt_BR |
dc.format.extent |
77 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Guerra do Pacífico |
pt_BR |
dc.subject |
Guerra aérea |
pt_BR |
dc.subject |
Kamikaze |
pt_BR |
dc.subject |
Mangá |
pt_BR |
dc.title |
A Guerra do Pacífico (1941-1945) em Mangá: a representação dos pilotos Kamikaze em Zero Eterno |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar