Impacto do tempo de acesso às telas sobre a prática de atividades físicas no cotidiano de crianças dos anos iniciais e finais da Educação Básica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Daniela Karine |
|
dc.contributor.author |
Martins, Karolina Agapito |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-17T12:46:32Z |
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dc.date.available |
2024-12-17T12:46:32Z |
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dc.date.issued |
2024-12-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261929 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A atividade física é importante para uma criança em idade escolar, pois contribui
para aquisição de bons hábitos, com a saúde física e mental, bem como na
prevenção de doenças. O comportamento sedentário tem sido usualmente
associado ao uso excessivo dos comportamentos de tela e que compreendem as
medidas do tempo de televisão, videogame, tablets e aparelhos celulares e
computadores. Dessa forma, esta pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo
tem como objetivo investigar os impactos do tempo de uso das telas sobre a prática
de atividades físicas de crianças em idade escolar dos anos iniciais e finais da
Educação Básica. Delineando-se como objetivos específicos: analisar estudos que
abordam a relação entre o uso de telas e atividades físicas; mapear as atividades
cotidianas de crianças em idade escolar dos anos finais relacionadas às atividades
físicas e a interação com as telas e verificar se o tempo de uso de telas influência
sobre o tempo de atividades físicas de crianças em idade escolar dos anos iniciais e
finais. Para isso, a coleta de dados foi conduzida por meio da aplicação de um
questionário. Os dados dos resultados obtidos a partir dos questionários impressos
que foram respondidos manualmente pelos participantes, foram tabulados em uma
planilha de Excel e a partir disso, os dados foram analisados no software Jamovi
2.2.5 e também através de gráficos gerados. Os nossos resultados sugerem que,
mesmo com o uso intenso de telas, a maioria dos participantes afirma realizar
atividades físicas em períodos e em número de dias fora da Educação Física
escolar, bem como realiza atividades físicas nos finais de semana e também 36,8%
afirmam que praticam atividades físicas mais que 2 horas por dia. Conclui-se neste
estudo que a interação com as telas não prejudica a prática de atividade física dos
escolares participantes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Atividade física |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Sedentarismo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.title |
Impacto do tempo de acesso às telas sobre a prática de atividades físicas no cotidiano de crianças dos anos iniciais e finais da Educação Básica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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