Concessões de aeroportos e impactos nas empresas do setor viário: uma análise por estudo de eventos

DSpace Repository

A- A A+

Concessões de aeroportos e impactos nas empresas do setor viário: uma análise por estudo de eventos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Almeida, Helberte Joao Franca
dc.contributor.author Rozo, Tales Salinas
dc.date.accessioned 2024-12-16T23:18:58Z
dc.date.available 2024-12-16T23:18:58Z
dc.date.issued 2024-12-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261902
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia. pt_BR
dc.description.abstract As concessões de aeroportos, iniciadas em 2011 com o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, têm sido associadas a uma série de mudanças no setor de infraestrutura e melhoras operacionais segundo os relatórios anuais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), impactando a gestão de empresas ligadas ao setor de transportes. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das concessões de aeroportos sobre o desempenho financeiro das empresas do setor viário e áreas relacionadas. A pesquisa se baseia na análise de variações nos preços das ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) antes e após os anúncios das concessões de aeroportos no Brasil. A metodologia adotada combina análises quantitativas, por meio de modelos econométricos, e qualitativas, com análise de conteúdo de relatórios de mercado, notícias e comunicados de imprensa. Os resultados encontrados indicam que, em sua maioria, as concessões aeroportuárias não produzem um efeito estatisticamente significativo nas cotações das ações das empresas analisadas, o que vai em linha com teoria da Hipótese dos Mercados Eficientes no contexto brasileiro. Este estudo fornece uma contribuição significativa para a literatura ao explorar os impactos econômicos das privatizações de aeroportos, com potencial de auxiliar investidores e formuladores de políticas públicas. pt_BR
dc.description.abstract Airport concessions, initiated in 2011 with the São Gonçalo do Amarante Airport, have been associated with a series of transformations in the infrastructure sector and operational improvements according to the annual reports of the National Civil Aviation Agency (ANAC), impacting the management of companies linked to the transport sector. This study aims to evaluate the impact of airport concessions on the financial performance of companies in the road sector and related areas. The research is based on the analysis of variations in the stock prices of companies listed on the Brazilian stock exchange (B3) before and after the announcements of airport concessions in Brazil. The methodology combines quantitative analyses, using econometric models, and qualitative analyses, through content analysis of market reports, news, and press releases. The results indicate that, in most cases, airport concessions do not produce a statistically significant effect on the stock prices of the analyzed companies, which aligns with the Efficient Market Hypothesis theory in the Brazilian context. This study provides a significant contribution to the literature by exploring the economic impacts of airport privatizations, with the potential to assist investors and policymakers. pt_BR
dc.format.extent 45 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject concessões pt_BR
dc.subject aeroportos pt_BR
dc.subject eventos pt_BR
dc.subject mercado pt_BR
dc.subject bolsa pt_BR
dc.title Concessões de aeroportos e impactos nas empresas do setor viário: uma análise por estudo de eventos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Tales Salinas Rozo 19201719.pdf 402.7Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar