Concessões de aeroportos e impactos nas empresas do setor viário: uma análise por estudo de eventos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Almeida, Helberte Joao Franca |
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dc.contributor.author |
Rozo, Tales Salinas |
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dc.date.accessioned |
2024-12-16T23:18:58Z |
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dc.date.available |
2024-12-16T23:18:58Z |
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dc.date.issued |
2024-12-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261902 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As concessões de aeroportos, iniciadas em 2011 com o Aeroporto de São Gonçalo do
Amarante, têm sido associadas a uma série de mudanças no setor de infraestrutura e melhoras
operacionais segundo os relatórios anuais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC),
impactando a gestão de empresas ligadas ao setor de transportes. Este trabalho tem como
objetivo avaliar o impacto das concessões de aeroportos sobre o desempenho financeiro das
empresas do setor viário e áreas relacionadas. A pesquisa se baseia na análise de variações
nos preços das ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) antes e após os
anúncios das concessões de aeroportos no Brasil. A metodologia adotada combina análises
quantitativas, por meio de modelos econométricos, e qualitativas, com análise de conteúdo de
relatórios de mercado, notícias e comunicados de imprensa. Os resultados encontrados
indicam que, em sua maioria, as concessões aeroportuárias não produzem um efeito
estatisticamente significativo nas cotações das ações das empresas analisadas, o que vai em
linha com teoria da Hipótese dos Mercados Eficientes no contexto brasileiro. Este estudo
fornece uma contribuição significativa para a literatura ao explorar os impactos econômicos
das privatizações de aeroportos, com potencial de auxiliar investidores e formuladores de
políticas públicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Airport concessions, initiated in 2011 with the São Gonçalo do Amarante Airport, have been
associated with a series of transformations in the infrastructure sector and operational
improvements according to the annual reports of the National Civil Aviation Agency
(ANAC), impacting the management of companies linked to the transport sector. This study
aims to evaluate the impact of airport concessions on the financial performance of companies
in the road sector and related areas. The research is based on the analysis of variations in the
stock prices of companies listed on the Brazilian stock exchange (B3) before and after the
announcements of airport concessions in Brazil. The methodology combines quantitative
analyses, using econometric models, and qualitative analyses, through content analysis of
market reports, news, and press releases. The results indicate that, in most cases, airport
concessions do not produce a statistically significant effect on the stock prices of the analyzed
companies, which aligns with the Efficient Market Hypothesis theory in the Brazilian context.
This study provides a significant contribution to the literature by exploring the economic
impacts of airport privatizations, with the potential to assist investors and policymakers. |
pt_BR |
dc.format.extent |
45 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
concessões |
pt_BR |
dc.subject |
aeroportos |
pt_BR |
dc.subject |
eventos |
pt_BR |
dc.subject |
mercado |
pt_BR |
dc.subject |
bolsa |
pt_BR |
dc.title |
Concessões de aeroportos e impactos nas empresas do setor viário: uma análise por estudo de eventos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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