Análise do envolvimento de estudantes em atividades extracurriculares no curso de Ciência e Tecnologia do CTJ-UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cardenas, Rómulo Alberto Castillo |
|
dc.contributor.author |
Ignotti, Rodrigo Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-16T15:07:25Z |
|
dc.date.available |
2024-12-16T15:07:25Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261806 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Ciência e Tecnologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Existe uma preocupação em compreender como a participação em atividades
extracurriculares contribui para a formação dos estudantes, destacando o
desenvolvimento de competências, o uso de ferramentas tecnológicas e a análise de
dados, permite a interatividade para a tomada de decisões estratégicas no contexto
educacional. O artigo apresenta uma análise do envolvimento de estudantes do
curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (CienTec) do Centro Tecnológico de
Joinville (CTJ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em atividades
extracurriculares como equipes de competição, Empresa Júnior, estágios e bolsas
de iniciação científica, e outras atividades. A pesquisa busca compreender as
motivações à participação de atividades extracurriculares durante a graduação, os
desafios enfrentados para conciliar essas experiências com as demandas
acadêmicas e pessoais. Baseado em referências teóricas como Zatti (2018) e
Oliveira et al. (2016), destaca-se a contribuição de atividades extracurriculares para
a identidade profissional, bem-estar acadêmico e habilidades interpessoais. O
estudo utilizou questionários aplicados aos estudantes e o software Power BI para
criar visualizações interativas, a interpretação dos dados e a identificação de
padrões e tendências em atividades predominantes. Os resultados indicaram que as
atividades extracurriculares possuem um impacto positivo ao longo da formação
acadêmica. As dificuldades como a administração do tempo e as exigências
acadêmicas destacaram-se como obstáculos relevantes, restringindo a participação
de alguns estudantes nessas iniciativas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
There is a concern to understand how participation in extracurricular activities
contributes to the formation of students, highlighting the development of skills, the
use of technological tools and data analysis, allowing interactivity for strategic
decision-making in the educational context. This article presents an analysis of the
involvement of students of the Bachelor of Science and Technology (CienTec) course
at the Joinville Technological Center (CTJ), of the Federal University of Santa
Catarina (UFSC), in extracurricular activities such as competition teams, Junior
Enterprise, internships and scientific initiation scholarships, and other activities. The
research seeks to understand the motivations to participate in extracurricular
activities during graduation, the challenges faced to reconcile these experiences with
academic and personal demands. Based on theoretical references such as Zatti
(2018) and Oliveira et al. (2016), the contribution of extracurricular activities to professional identity, academic well-being and interpersonal skills is highlighted. The
study used questionnaires applied to students and Power BI software to create
interactive visualizations, interpret the data, and identify patterns and trends in
predominant activities. The results indicated that extracurricular activities have a
positive impact throughout academic training. Difficulties such as time management
and academic demands stood out as relevant obstacles, restricting the participation
of some students in these initiatives. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
atividades extracurriculares |
pt_BR |
dc.subject |
análise de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Power BI |
pt_BR |
dc.title |
Análise do envolvimento de estudantes em atividades extracurriculares no curso de Ciência e Tecnologia do CTJ-UFSC |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar