Tecnologia educacional por meio da história em quadrinhos para conscientização das mulheres sobre violência obstétrica.

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Tecnologia educacional por meio da história em quadrinhos para conscientização das mulheres sobre violência obstétrica.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Velho, Manuela Beatriz
dc.contributor.author Viviani, Nicolle
dc.date.accessioned 2024-12-13T20:12:34Z
dc.date.available 2024-12-13T20:12:34Z
dc.date.issued 2024-11-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261684
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Violência obstétrica é o termo utilizado para escrever toda ação ou omissão direcionada à paciente durante o pré-natal, parto ou puerpério, resultando em dor, dano ou sofrimento desnecessário, realizada sem o seu consentimento explícito ou em desrespeito à sua autonomia. A história em quadrinhos é uma tecnologia criativa, de fácil difusão, capaz de trazer informações de modo simples e dinâmico, permitindo acesso facilitado às informações. Esta pesquisa objetiva desenvolver uma tecnologia educacional do tipo história em quadrinhos sobre violência obstétrica. Trata-se de uma pesquisa metodológica de desenvolvimento de uma tecnologia educacional em forma de história em quadrinho acerca do tema violência obstétrica, baseada no capítulo V da lei catarinense Nº 18.322 e materiais científicos ou de entidades e associações que atuam na humanização da assistência que será disponibilizada no formato online (.pdf) com a possibilidade de ser impresso. Para sua elaboração seguiu-se o percurso metodológico de Motta, adaptado, contendo as etapas 1.1 informativa, 1.2 criativa e 1.3 elaboração do protótipo. O desenvolvimento do roteiro, da arte e da montagem foi realizado pela pesquisadora principal, de forma manual, sendo atribuída a Licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0, de forma a garantir os direitos autorais. Os resultados foram apresentados em formato de manuscrito, que abordou a elaboração da história em quadrinhos, apresentando-a. A história em quadrinhos conta com a contextualização histórica do cenário obstétrico, a definição de violência obstétrica e seus exemplos e informações acerca do combate à violência obstétrica, elencando formas de prevenção e de denúncia. As ilustrações foram elaboradas e coloridas manualmente no aplicativo de desenho Ibis Paint X®, seguindo as recomendações para a elaboração das ilustrações e do roteiro, escolha da linguagem, cores e fontes. Considerações finais: O desenvolvimento de tecnologias educacionais lúdicas, atraentes e interativas se mostra importante no processo de ensino-aprendizagem da população, em especial em relação à temática de educação em saúde acerca da violência obstétrica, visto a importância e impacto que esse tema apresenta. A Lei Catarinense n°18.322 serviu de arcabouço inicial para que toda a tecnologia tomasse forma, divulgando os direitos das gestantes e tornando a aplicação da lei acessível. O uso do referencial metodológico de Motta norteou o desenvolvimento da história em quadrinhos, mostrando-se um diferencial na criação desse tipo de tecnologia educacional. pt_BR
dc.format.extent 97 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Parto humanizado pt_BR
dc.subject violência obstétrica pt_BR
dc.subject graphic novel pt_BR
dc.subject educação em saúde pt_BR
dc.title Tecnologia educacional por meio da história em quadrinhos para conscientização das mulheres sobre violência obstétrica. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC_Nicolle_Viviani_assinado.pdf 14.42Mb PDF View/Open

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