Análise do ingresso, da permanência e do êxito dos estudantes dos cursos de graduação do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 2017 a 2022

DSpace Repository

A- A A+

Análise do ingresso, da permanência e do êxito dos estudantes dos cursos de graduação do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 2017 a 2022

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cardenas, Romulo Alberto Castillo
dc.contributor.author Oliveira, Giovane Rodrigues de
dc.date.accessioned 2024-12-02T13:40:26Z
dc.date.available 2024-12-02T13:40:26Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261318
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Ciência e Tecnologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o ingresso, a permanência e o êxito dos estudantes dos cursos de Graduação oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no campus Joinville a partir dos objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), vigente de 2020 a 2024. O objetivo geral desse trabalho é avaliar, a partir dos indicadores de desempenho delimitados PDI da UFSC, o cumprimento dos objetivos E.2, “Fortalecer as políticas de seleção, acesso, inclusão, permanência e êxito estudantis”, e E.3, “Ampliar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, presencial e a distância” nos cursos de Graduação do campus Joinville. A metodologia proposta é o estudo de caso quantitativo. A análise de dados foi realizada a partir de dados secundários disponíveis nos Boletins de Dados da UFSC do período de 2017 a 2022. Salienta-se que os dados disponíveis para a pesquisa se mostraram insuficientes, pois categorias como abandono, desistência, falecimento, jubilamento, transferência e troca de curso não foram encontrados nos Boletins de Dados da UFSC. Desse modo, a partir da análise dos dados disponíveis, os resultados desse trabalho indicam que, no período analisado, ocorreu o aumento da taxa de formandos. Entretanto, a taxa de evasão aumentou, especialmente em 2022, após o período de pandemia. Tal situação ocorreu devido à flexibilização das normativas da UFSC para cancelamento de disciplinas e trancamento de matrícula. Além disso, o número de cursos, vagas ofertadas e matrículas não aumentaram no período analisado. pt_BR
dc.description.abstract This work focuses on the admission, permanence and success of students in the undergraduate programs offered by the Federal University of Santa Catarina (UFSC) at the Joinville campus, based on the objectives outlined in the Institutional Development Plan (PDI) for the period from 2020 to 2024. The main goal of this study is to evaluate, using performance indicators defined in the UFSC PDI, the achievement of objectives E.2, "Strengthen policies for selection, access, inclusion, retention, and student success," and E.3, "Expand the offer of undergraduate and graduate programs, both in-person and distance learning," in the undergraduate courses at the Joinville campus. The proposed methodology is a quantitative case study. Data analysis was conducted using secondary data available in UFSC’s Data Bulletins from 2017 to 2022. It is important to note that the available data were insufficient, as categories such as dropout, withdrawal, death, academic dismissal, transfer, and course change were not found in the UFSC Data Bulletins. Thus, based on the available data analysis, the results of this study indicate that, during the analyzed period, the graduation rate increased. However, the dropout rate also rose, particularly in 2022, following the pandemic period. This situation occurred due to the relaxation of UFSC's policies regarding course cancellations and enrollment freezes. Additionally, the number of courses, offered spots, and enrollments did not increase during the analyzed period. pt_BR
dc.format.extent 23 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pt_BR
dc.subject Cursos de Graduação pt_BR
dc.subject Ingresso pt_BR
dc.subject Permanência pt_BR
dc.subject Êxito pt_BR
dc.title Análise do ingresso, da permanência e do êxito dos estudantes dos cursos de graduação do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 2017 a 2022 pt_BR
dc.title.alternative Analysis of admission, permanence and success of students on undergraduate courses at the Joinville campus of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) from 2017 to 2022 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Giovane Rodrigues de Oliveira.pdf 500.6Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar