CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE TEXTO: ANÁLISE DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROFISSIONAL NO BRASIL
Show simple item record
dc.contributor.author |
KAYSER, ANA CAROLINA |
|
dc.contributor.author |
SANTOS, EVERTON RODRIGO |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-29T13:28:03Z |
|
dc.date.available |
2024-11-29T13:28:03Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261282 |
|
dc.description.abstract |
A implantação de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional foi regulada pela Portaria nº 47, de 17 de outubro de 1995. A Portaria Capes n. 80, de 1998 e a Portaria Capes n. 60, em março de 2019, por sua vez, viabilizaram a aprovação dos novos cursos na modalidade de mestrado e doutorado profissional. O presente estudo busca contribuir para a análise da implementação da política de formação de recursos humanos em nível de Pós-graduação Stricto Sensu profissional no Brasil, ao analisar os documentos que normalizaram a pós-graduação stricto sensu, durante toda a sua trajetória, desde o ano de 1995 até os dias atuais Como aporte teórico metodológico do presente estudo, foi utilizada a abordagem do ciclo de políticas de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994), que se mostrou relevante para a análise da implementação da política pública educacional. Como caminho metodológico, foi utilizada a pesquisa exploratória, com coleta de dados por meio de análise documental. Evidenciou-se que após transcorridas quase três décadas da sua publicação, ainda pairam muitas dúvidas com relação aos requisitos de avaliação dos mestrados e doutorados profissionais. Do mesmo modo, persistem as dificuldades em relação ao financiamento da formação de recursos humanos dessa natureza, que ainda não foi viabilizada pela Capes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE TEXTO: ANÁLISE DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROFISSIONAL NO BRASIL |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar