dc.contributor.advisor |
Bastos, Rodrigo |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Júlia Thomé de |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-28T23:41:48Z |
|
dc.date.available |
2024-11-28T23:41:48Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
388967 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261254 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2024. |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa se fundamenta sob a hipótese de que uma investigação a respeito da operação do corte é capaz de fornecer uma chave de compreensão para a prática artística de Gordon Matta-Clark (1943-1978). Para isso, salienta-se que a operação do corte é analisada em um sentido ampliado, vislumbrando tal ocorrência como um gesto disruptivo de abertura que, ao interromper um curso natural, possibilita a reconfiguração de determinado sistema. Na obra de Matta-Clark, é evidente que as rupturas se instituem no âmbito formal, como no caso de seus building cuts, enfatizando o corte como um instrumento de reorganização dos componentes formais das estruturas. Em outra medida, no entanto, tais fendas também podem ser percebidas com base em seus desdobramentos na esfera da ação, destacados no fazer artístico de Gordon a partir de seu pensamento político-social. Sob este viés, identifica-se a desestabilização da ordem com o intuito de questionar as formas de controle como parte da poética de Matta-Clark, reverberando em seu processo criativo como um todo. Ao recorrermos aos registros textuais de Gordon, encontramos uma escrita cambiante, repleta de construções linguísticas constantemente retrabalhadas, modificadas e deliberadamente alteradas. Na totalidade de sua obra e constituição artística, portanto, sintaxes são destruídas, descontruídas e reconstruídas, em um processo capaz de fornecer pistas apenas se nos propusermos a enredar-nos em meio ao maravilhoso caos do artista. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The present research is based on the hypothesis that an investigation of the cut can provide a key factor to comprehend the oeuvre of Gordon Matta-Clark (1943-1978). For this purpose, it should be mentioned that the act of cutting is analyzed in an expanded sense, envisioning this event as a disruptive gesture of opening that, by interrupting a natural flow, enables the reconfiguration of a given system. In Matta-Clark?s work, the formal aspect of the incisions is blatant, as in the case of his building cuts, emphasizing the cut as a reorganizing instrument of the formal components of structures. To another extent, however, such splits can also be comprehended based on their unfolding in the sphere of action, highlighted by Gordon?s artistic work based on his political-social thinking. From this point of view, we can identify the destabilization of order with the intention of questioning forms of control as a part of Matta-Clark?s poetics, one that resonates in his creative process as a whole. When looking back to Gordon?s textual records, we find an ever-changing writing, full of linguistic constructions constantly reworked, modified, and deliberately altered. In the totality of his oeuvre and artistic constitution, syntaxes are destroyed, deconstructed, and reconstructed, in a process that only provides some kind of clue if we intend to get entangled amid the artist?s wonderful chaos. |
en |
dc.format.extent |
276 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Arquitetura |
|
dc.subject.classification |
Arquitetura americana |
|
dc.title |
Maravilhoso caos: Gordon Matta-Clark e o corte como subversão poética da ordem |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|