Desafios e possibilidades para a dança na escola: uma perspectiva crítica e artística

DSpace Repository

A- A A+

Desafios e possibilidades para a dança na escola: uma perspectiva crítica e artística

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Carolina Picchetti
dc.contributor.author Velho, Victória Regina
dc.date.accessioned 2024-11-13T20:58:03Z
dc.date.available 2024-11-13T20:58:03Z
dc.date.issued 2024-08-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261081
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute a dança como uma forma de conhecimento e sua importância no contexto educacional. Comumente reduzida a uma atividade para promover a “expressão emocional” e o desenvolvimento de “habilidades motoras”, a dança é aqui abordada como uma linguagem artística capaz de oferecer uma compreensão mais ampla do mundo. O estudo teve como objetivos: elucidar as contribuições da dança para a formação artística das crianças, caracterizar seu lugar no ambiente escolar e identificar formas de resistência que sustentam sua afirmação como um elemento formativo específico na escola. A pesquisa, fundamentada nas obras de Isabel Marques para caracterizar a dança como arte, discutiu o papel formativo da dança na escola e como ela poderia contribuir para o desenvolvimento estético e crítico dos estudantes. A partir de uma análise da literatura contemporânea, dialogando com trabalhos na área da Educação Física, foram identificadas algumas relações centrais sobre a presença da dança no espaço escolar, o que resultou na elaboração de cinco temáticas que buscam responder ao objetivo geral da presente pesquisa: 1. A dança na escola como expressão da arte; 2. Engajamentos e resistências que permeiam a dança; 3. A dança como um recurso para o ensino e aprendizagem de outros conhecimentos; 4. A dança no ensino regular e em aulas extracurriculares 5. A diversidade de formas e estilos nas danças. Por fim, compreendeu-se que, apesar da inclusão da dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997, o reconhecimento e a efetivação da dança como uma prática pedagógica enfrentam desafios. No entanto, é por meio de uma reflexão crítica e do reconhecimento da dança como arte que se pode alterar este cenário. pt_BR
dc.format.extent 68 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject dança; escola; arte, educação; formação de professores; pt_BR
dc.title Desafios e possibilidades para a dança na escola: uma perspectiva crítica e artística pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Final Victória Regina Velho.pdf 681.5Kb PDF View/Open TCC Pedagogia

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar