Desafios e possibilidades para a dança na escola: uma perspectiva crítica e artística
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nascimento, Carolina Picchetti |
|
dc.contributor.author |
Velho, Victória Regina |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-13T20:58:03Z |
|
dc.date.available |
2024-11-13T20:58:03Z |
|
dc.date.issued |
2024-08-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261081 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho discute a dança como uma forma de conhecimento e sua importância no contexto educacional. Comumente reduzida a uma atividade para promover a “expressão emocional” e o desenvolvimento de “habilidades motoras”, a dança é aqui abordada como uma linguagem artística capaz de oferecer uma compreensão mais ampla do mundo. O estudo teve como objetivos: elucidar as contribuições da dança para a formação artística das crianças, caracterizar seu lugar no ambiente escolar e identificar formas de resistência que sustentam sua afirmação como um elemento formativo específico na escola. A pesquisa, fundamentada nas obras de Isabel Marques para caracterizar a dança como arte, discutiu o papel formativo da dança na escola e como ela poderia contribuir para o desenvolvimento estético e crítico dos estudantes. A partir de uma análise da literatura contemporânea, dialogando com trabalhos na área da Educação Física, foram identificadas algumas relações centrais sobre a presença da dança no espaço escolar, o que resultou na elaboração de cinco temáticas que buscam responder ao objetivo geral da presente pesquisa: 1. A dança na escola como expressão da arte; 2. Engajamentos e resistências que permeiam a dança; 3. A dança como um recurso para o ensino e aprendizagem de outros conhecimentos; 4. A dança no ensino regular e em aulas extracurriculares 5. A diversidade de formas e estilos nas danças. Por fim, compreendeu-se que, apesar da inclusão da dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997, o reconhecimento e a efetivação da dança como uma prática pedagógica enfrentam desafios. No entanto, é por meio de uma reflexão crítica e do reconhecimento da dança como arte que se pode alterar este cenário. |
pt_BR |
dc.format.extent |
68 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
dança; escola; arte, educação; formação de professores; |
pt_BR |
dc.title |
Desafios e possibilidades para a dança na escola: uma perspectiva crítica e artística |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar