dc.description.abstract |
Esta pesquisa, como trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, tem como objeto a Literatura para a infância mediante as resenhas disponíveis no livro online intitulado Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina: escritores, ilustradores, tradutores e seus títulos, disponibilizado de forma eletrônica e totalmente gratuita – uma produção coletiva do Literalise - Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo da pesquisa é visibilizar a produção literária de autores catarinenses para a infância que enfatizem o tema étnico-racial, a fim de compreender as acepções da literatura de temática africana, afro-brasileira e indígena localizadas nas obras de literatura infantil catarinense referenciadas no livro online Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina. O estudo desenvolvido caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter exploratório. O percurso metodológico escolhido envolve a leitura e estudo de referenciais teóricos da literatura infantil, da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil, especificamente na Literatura de Temática da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, em especial a produção das pesquisadoras do Grupo Literalise (Debus 2007, 2009, 2010; Bernardes, 2018; Moreira & Santos, 2011). O procedimento metodológico adotado inicia-se com a visita a todos os títulos dos livros presentes no ebook, seguido da leitura daqueles que se relacionavam com temática por nós delimitada. Em sequência, ocorreu a seleção das obras que contemplam a literatura de temática da cultura africana, afro-brasileira e indígena, acarretando a produção da lista dos livros resenhados e, por fim, na leitura e análise do material coletado. Ao final do processo investigativo, evidenciamos as obras que abordam as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, sejam pelo conteúdo vinculado, seja pela representação nos textos e nas ilustrações, no intuito de evidenciar obras que tratam da temática e que demonstram a necessidade de estar na formação de leitores. |
pt_BR |