Os Professores da Educação Básica frente a Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Estado do conhecimento em TCC do Curso de Pedagogia /UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Os Professores da Educação Básica frente a Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Estado do conhecimento em TCC do Curso de Pedagogia /UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Triches, Jocemara
dc.contributor.author Stork, Letícia, Silva
dc.date.accessioned 2024-11-13T20:25:36Z
dc.date.available 2024-11-13T20:25:36Z
dc.date.issued 2024-07-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261075
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo compreender de que maneira aparece nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o processo de escolarização na educação básica, de estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o papel dos professores em relação a esses alunos/as. Busquei com a pesquisa responder, entre outras, às seguintes perguntas: o que os TCCs do curso de Pedagogia da UFSC nos dizem sobre o papel do/a professor/a na inclusão de estudantes com espectro do Autismo na educação básica? Que subsídios o/a professor/a pode encontrar para poder favorecer a inclusão dos estudantes com Autismo? Como esses trabalhos descrevem o Autismo na escola e sobre as legislações que tratam do assunto? A pesquisa realizada neste estudo é de natureza qualitativa, com um levantamento bibliográfico chamado de “Estado do Conhecimento’’. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se um mapeamento dos TCCs do Curso que se encontram disponíveis no Repositório Institucional (RI). Constatei com a pesquisa que os TCCs do Curso sobre educação especial se dão de 2013 a 2023, sendo que acerca de TEA as primeiras pesquisas datam de 2016; De 55 TCCs sobre educação especial 15 abordam o TEA; Esses trabalhos têm características de organização bem parecidas; Em todos eles se menciona, várias vezes, sobre os docentes e apontam a dificuldade dos professores e da escola para compreender os sujeitos que escapam do padrão considerado normal; Alertam sobre os riscos de ações pedagógicas baseadas em diagnósticos que supostamente definirão quem é esse sujeito como se o diagnóstico fosse apresentar alguma solução pedagógica para esse desconforto, o que pode levar a um ensino mecânico e coibir o processo de aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent 70 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Professor, Transtorno do Espectro Autista (TEA), TCC-Pedagogia, Educação Básica, Práticas Pedagógicas. pt_BR
dc.title Os Professores da Educação Básica frente a Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Estado do conhecimento em TCC do Curso de Pedagogia /UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Versão Final LETICIA SILVA STORK.pdf 1.565Mb PDF View/Open TCC Pedagogia

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar