PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A GESTÃO PROFISSIONAL DO ENSINO SUPERIOR: O CASO BRASILEIRO

DSpace Repository

A- A A+

PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A GESTÃO PROFISSIONAL DO ENSINO SUPERIOR: O CASO BRASILEIRO

Show full item record

Title: PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A GESTÃO PROFISSIONAL DO ENSINO SUPERIOR: O CASO BRASILEIRO
Author: JUCÁ, MARIO CESAR; OLIVEIRA, PAULO JORGE; SOUZA, ROMILDO JOSÉ
Abstract: Esse estudo envolve a avaliação da educação superior no Brasil, que representa uma oportunidade para repensar as formas de oferta do serviço educacional superior. Atualmente, todos os atos institucionais dependem diretamente do processo de avaliação. Essa política tem levando as instituições a uma corrida rumo à elevação da qualidade dos cursos que ofertam. Entendemos que as instituições precisam compreender que acima de todas as questões relacionadas à avaliação, está a busca por uma gestão profissional. A pesquisa apresenta o ciclo avaliativo, como forma de questionar o processo de regulação do governo e mensurar sua importância na qualidade de ensino. A metodologia adotada foi qualitativa, onde foram analisados documentos oficiais que tratam da avaliação da educação superior no Brasil. Concluímos após a observação dos valores obtidos, pelas instituições de ensino superior, nos últimos anos, e pela repercussão desses valores junto ao processo de ensino superior, ser deveras importante a divulgação do processo avaliativo no Brasil, para que possamos caminhar rumo à unificação de um sistema de avaliação, comum aos países membros do MERCOSUL, contribuído para a resolução dos impasses gerados em torno da convalidação, no Brasil, dos estudos realizados nos países que fazem parte desse acordo bilateral.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25949
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
2.3.pdf 200.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar