Plataforma digital Game Comenius de aprendizagem baseada em jogos para formação docente

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Plataforma digital Game Comenius de aprendizagem baseada em jogos para formação docente

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dc.contributor UFSC pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia
dc.contributor.author Ghidini, Natiele Pereira
dc.date.accessioned 2024-09-08T21:45:29Z
dc.date.available 2024-09-08T21:45:29Z
dc.date.issued 2024-09-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259304
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação . Departamento de Metodologia de Ensino. pt_BR
dc.description.abstract Este vídeo detalha as atividades realizadas pela bolsista Natiele Pereira Ghidini no projeto "Plataforma de Aprendizagem Baseada em Jogos para Formação Docente," desenvolvido no grupo de pesquisa Edumídia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O principal objetivo deste projeto PIBITI, é investigar a aprendizagem de professores e estudantes com os jogos do projeto Game Comenius, através do desenvolvimento de uma plataforma digital de formação para as mídias, que ofereça recursos educacionais, jogos, manuais pedagógicos e uma comunidade de práticas. Dentre os objetivos específicos, pretendemos vincular a plataforma ao Moodle/UFSC para fomentar a integração de tecnologias e metodologias ativas e imersivas no processo de ensino-aprendizagem como espaço para ofertas de cursos de formação, criação de uma comunidade virtual para discussão e troca de experiências com jogos e mídias na educação por professores, estudantes e pesquisadores. As atividades da pesquisa começaram com uma reformulação que partiu da análise detalhada e da efetividade da plataforma já existente. O objetivo foi criar uma identidade visual ideal e intuitiva, fundamentada na psicologia das cores e na aplicação de técnicas de Design UX/UI. A metodologia incluiu a seleção de uma paleta de cores roxo monocromática, associada à criatividade e imaginação, e a utilização de elementos visuais retangulares e quadrados para transmitir seriedade, considerando que o público-alvo são docentes e licenciandos. Para isso, a bolsista realizou uma pesquisa na plataforma Pinterest para inspiração em design e funcionalidade. Atualmente, a plataforma do Game Comenius está com sua estrutura desenvolvida, mas continua em processo de melhoria. Novas funcionalidades foram adicionadas, incluindo uma página específica para cursos que abriga todas as ofertas do Grupo de Pesquisa Edumídia/CNPq que atendem a nossa proposta. Foi colocado um plugin de tradução da plataforma para inglês e espanhol, pretendendo um alcance global. Os feedbacks informais indicam uma melhoria na satisfação dos usuários e na facilidade de uso da plataforma. Concluímos que a nova abordagem visual e funcional atende melhor às necessidades do público-alvo, promovendo um ambiente mais interativo e educativo. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject UX/UI Design pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Plataforma digital pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.title Plataforma digital Game Comenius de aprendizagem baseada em jogos para formação docente pt_BR
dc.type Video pt_BR


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videosic.mp4 16.43Mb MPEG-4 video View/Open

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