RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA

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RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA

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Título: RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
Autor: Carvalho, Ana Barreiros De
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir alternativas de retenção do estudante na universidade. Buscou-se efetuar um levantamento exploratório bibliográfico sobre o tema evasão e sobre o papel do pai na contemporaneidade, apresentou-se propostas alternativas que buscaram a empregabibilade do estudante e a integração da família no processo de socialização dos alunos na universidade. É um estudo de corte transversal e descritivo, na medida em que os dados informados permitem desvelar o papel da família e, em especial, do pai, em uma nova sociedade que passa a moldar o conceito de família a partir de premissas como o afeto e a mútua satisfação. O certo é que toda esta discussão passa a ser o cerne dos debates da contemporaneidade. As mudanças, os desafios e as contradições passam a ser questões importantes para a reestruturação da universidade em face dos novos paradigmas. Como forma inovadora nesse processo, propôs-se a integração da família, em especial do pai, no contexto da instituição de ensino superior, uma vez que se verificou que, além de ser uma das funções sociais desse, ele poderá representar um capital social e humano que gerará riqueza para a formação do aluno e, assim facilitará a permanência do estudante no curso por ele escolhido.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25925
Data: 2011-12-09


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