Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz

Show full item record

Title: Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
Author: Lima, Daiana de
Abstract: Este estudo buscou aprimorar o conhecimento da acadêmica acerca da biblioterapia e a disseminação do assunto na área da Biblioteconomia. O objetivo geral foi aplicar a atividade biblioterapêutica na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, especificamente com os alunos do primeiro ano, com idade entre 6 e 7 anos. Os objetivos específicos foram: proporcionar a catarse; favorecer a identificação com os personagens ficcionais; estimular a criatividade e a imaginação; proporcionar lazer e diversão; favorecer o riso, tendo como auxílio atividades lúdicas que estimulam os efeitos terapêuticos. A revisão de literatura abordou os temas como a Literatura Infantil, Biblioterapia (histórico, objetivos e componentes biblioterapêuticos) e por fim as modalidades de aplicação da biblioterapia (leitura, narração e dramatização). Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa foram: pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, pesquisa de campo e a observação direta intensiva. Por último, descreveu-se as dez sessões realizadas com a turma do primeiro ano identificando o alcance dos objetivos, bem como relatou-se as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho. Concluiu-se que as atividades biblioterapêuticas contribuíram para as crianças da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, proporcionando o envolvimento com os vários tipos de textos literários. As crianças também puderam realizar atividades de recreação que permitiram uma interpretação mais ampla dos textos utilizados, auxiliando no estímulo à criatividade.This study aimed to improve knowledge about the academic and the spread of bibliotherapy in the subject area of librarianship. The general purpose was to put in pratice the library-therapeutic activity at Municipal Primary School Luiz Cândido da Luz, especifically with the 6-7 years old first grade students. The specific purposes were: To provide catharsis; help identification with fictional characters; stimulate criativity and imagination; promote leisure e entertenmeint; support laughter, assisted by playful activities that stimulates therapeutic effects. The literary revision approached themes such as Children’s Literature, Library-Therapy (history, purposes and library-therapeutic components) and also the kinds of library-therapy practices (reading, narrative, dramatization). The methodological procedures used in this research were: descriptive research, literature research, case study, filed research, intensive direct observation. At last, was described the ten sessions performed with the first grade class, identifying the reach of the goals, and reported the difficults found doing this work. It was concluded that the library-therapeutic activities helped the children of the Municipal Primary School Luiz Cândido da Luz, promoting the involvement with several types of literature. The kids also did recreation activities that allowed a wider interpretation of the texts used, supporting the stimulation of criativity.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Curso de Biblioteconomia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25868
Date: 2012-06-22


Files in this item

Files Size Format View Description
aplicacao_da_biblioterapia_daiana_de_lima.pdf 5.978Mb PDF Thumbnail PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar