Implementação de sistema de controle de força hidráulica por meio de válvula proporcional: análise em bancada de desenvolvimento de atuadores para aeronaves
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nostrani, Marcos Paulo |
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dc.contributor.author |
Marafon Junior, Vanderlei |
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dc.date.accessioned |
2024-09-04T10:31:09Z |
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dc.date.available |
2024-09-04T10:31:09Z |
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dc.date.issued |
2024-09-03 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258660 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
CTC.
EMC. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os sistemas hidráulicos são amplamente utilizados na indústria devido à sua alta relação potência/peso, resposta rápida e alta rigidez mecânica, sendo essenciais para operações precisas e robustas. Este trabalho visa aprimorar uma bancada de testes para o desenvolvimento de atuadores hidráulicos digitais, focando nas superfícies de controle de voo, como flaps, ailerons e spoilers. A bancada inclui um cilindro hidráulico que simula as cargas de vento durante o voo, necessitando a validação do modelo de controle de força para maior confiabilidade nos resultados entre os atuadores. Segundo a bibliografia, o controle de força exige uma válvula proporcional de baixo tempo de resposta e acumuladores, que compensam variações na demanda de energia. A metodologia adotada envolve a implementação de uma bancada experimental baseada em princípios teóricos e a subsequente avaliação experimental das técnicas de controle de força e dos benefícios dos acumuladores. Os testes práticos mostraram uma correlação significativa entre os resultados teóricos e experimentais, avaliando-se detalhadamente o comportamento do sistema com e sem acumuladores. Os resultados demonstram benefícios para a estabilidade e eficiência do controle de força, validando as hipóteses iniciais e reforçando a confiabilidade das técnicas de modelagem. As diferenças entre os resultados experimentais e as simulações podem ser resolvidas através de ensaio dos componentes utilizados, como a curva de atrito do cilindro, e a curva de vazamento interno da válvula, pois adicionam erros às simulações. A movimentação indesejada do cilindro durante os experimentos, devido à compressibilidade do fluido hidráulico, pode ser corrigida substituindo o cilindro de carga por uma parede rígida. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Video |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Controle de força em sistemas hidráulicos |
pt_BR |
dc.subject |
Acumulador hidráulico |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria de Realimentação Quantitativa |
pt_BR |
dc.subject |
Hidráulica Digital |
pt_BR |
dc.title |
Implementação de sistema de controle de força hidráulica por meio de válvula proporcional: análise em bancada de desenvolvimento de atuadores para aeronaves |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
De Negri, Victor Juliano |
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