Biblioteca escolar em foco: desafios do ensino diante da lei 12.244/2010

DSpace Repository

A- A A+

Biblioteca escolar em foco: desafios do ensino diante da lei 12.244/2010

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Keitty Rodrigues
dc.contributor.author Kafer, Erica de Lima
dc.date.accessioned 2024-09-04T10:30:20Z
dc.date.available 2024-09-04T10:30:20Z
dc.date.issued 2024-09-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258659
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação. pt_BR
dc.description.abstract Em 2010, a Lei 12.244 foi sancionada para universalizar as Bibliotecas Escolares no Brasil. Desde então, profissionais e entidades de classe vêm discutindo estratégias para implementar a lei, destacando o papel dos cursos de graduação em Biblioteconomia na preparação dos futuros bibliotecários escolares. A pesquisa objetivou investigar a compreensão dos estudantes de Biblioteconomia em Santa Catarina sobre a biblioteca escolar e a atuação do bibliotecário nesse ambiente. Para isso, foram feitas perguntas como: Qual é o conceito de biblioteca escolar para estudantes da 6ª fase do curso? Este é um ambiente atrativo para eles? A metodologia incluiu um estudo bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório, com entrevistas analisadas pelo método do discurso do sujeito coletivo. Os entrevistados seriam alunos da 6ª fase dos cursos de Biblioteconomia, tanto presenciais quanto a distância, da UFSC e Unochapecó. Os resultados do levantamento bibliográfico foram publicados em artigo científico, e as entrevistas foram realizadas com 11 estudantes da UFSC, abrangendo todas as fases do curso devido à baixa adesão dos alunos das últimas fases e à disponibilidade da UFSC. Os resultados indicaram que os estudantes da UFSC têm uma visão limitada sobre a Biblioteca Escolar, associando-a a atividades lúdicas, ao ambiente escolar e ao acervo de literatura infantil. No entanto, há interesse em aprofundar esse conhecimento e buscar formação continuada, o que se alinha com a literatura especializada. Como estratégias para promover a Biblioteca Escolar, destacam-se: a) capacitação para egressos em tratamento técnico da informação; b) cursos de formação de leitores e contação de histórias; c) participação em eventos e comissões de entidades de classe. Algumas dessas ações já foram realizadas, como oficinas de contação de histórias pela professora coordenadora do projeto e participação em eventos do CRB-14 e CFB na ALESC em defesa das bibliotecas escolares e do cargo de bibliotecário na rede de ensino. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Lei 12244 pt_BR
dc.subject Biblioteconomia pt_BR
dc.title Biblioteca escolar em foco: desafios do ensino diante da lei 12.244/2010 pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
video resumo biblioteca escolar em foco.mp4 83.92Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar