Biblioteca escolar em foco: desafios do ensino diante da lei 12.244/2010
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vieira, Keitty Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Kafer, Erica de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-04T10:30:20Z |
|
dc.date.available |
2024-09-04T10:30:20Z |
|
dc.date.issued |
2024-09-03 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258659 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Ciências da Educação.
Departamento de Ciência da Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em 2010, a Lei 12.244 foi sancionada para universalizar as Bibliotecas Escolares no Brasil. Desde então, profissionais e entidades de classe vêm discutindo estratégias para implementar a lei, destacando o papel dos cursos de graduação em Biblioteconomia na preparação dos futuros bibliotecários escolares. A pesquisa objetivou investigar a compreensão dos estudantes de Biblioteconomia em Santa Catarina sobre a biblioteca escolar e a atuação do bibliotecário nesse ambiente. Para isso, foram feitas perguntas como: Qual é o conceito de biblioteca escolar para estudantes da 6ª fase do curso? Este é um ambiente atrativo para eles? A metodologia incluiu um estudo bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório, com entrevistas analisadas pelo método do discurso do sujeito coletivo. Os entrevistados seriam alunos da 6ª fase dos cursos de Biblioteconomia, tanto presenciais quanto a distância, da UFSC e Unochapecó. Os resultados do levantamento bibliográfico foram publicados em artigo científico, e as entrevistas foram realizadas com 11 estudantes da UFSC, abrangendo todas as fases do curso devido à baixa adesão dos alunos das últimas fases e à disponibilidade da UFSC. Os resultados indicaram que os estudantes da UFSC têm uma visão limitada sobre a Biblioteca Escolar, associando-a a atividades lúdicas, ao ambiente escolar e ao acervo de literatura infantil. No entanto, há interesse em aprofundar esse conhecimento e buscar formação continuada, o que se alinha com a literatura especializada. Como estratégias para promover a Biblioteca Escolar, destacam-se: a) capacitação para egressos em tratamento técnico da informação; b) cursos de formação de leitores e contação de histórias; c) participação em eventos e comissões de entidades de classe. Algumas dessas ações já foram realizadas, como oficinas de contação de histórias pela professora coordenadora do projeto e participação em eventos do CRB-14 e CFB na ALESC em defesa das bibliotecas escolares e do cargo de bibliotecário na rede de ensino. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 12244 |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.title |
Biblioteca escolar em foco: desafios do ensino diante da lei 12.244/2010 |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar