O ensino de oralidade e análise linguística na perspectiva da variação linguística: um olhar para a bncc e para os livros didáticos.
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dc.contributor |
UFSC |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva |
|
dc.contributor.author |
V¶nèz¶o, Ri¶n F¶bi¶no |
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dc.date.accessioned |
2024-09-02T10:43:15Z |
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dc.date.available |
2024-09-02T10:43:15Z |
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dc.date.issued |
2024-08-31 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258521 |
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dc.description |
Iniciação Científica - UFSC. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa a seguir dará continuidade às pesquisas realizadas nos anos anteriores, em que foram investigadas propostas de ensino de Língua Portuguesa efetivadas nos estágios supervisionados do curso de Letras - Português da Universidade Federal de Santa Catarina. Nas pesquisas, percebeu-se que a leitura e a oralidade são as práticas de uso de língua mais trabalhadas pelos estagiários nas aulas de português, ainda que aquela seja abordada de maneira mais sistematizada do que esta. Em contrapartida, a análise linguística é a prática menos trabalhada na maior parte das propostas de ensino. Tendo isso em vista, foram propostas alternativas para um trabalho mais sistematizado para a oralidade e mais efetivo para a análise linguística no contexto do estágio supervisionado. De maneira a explorar os estudos destas práticas, a pesquisa dará foco na investigação acerca do que é proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange ao ensino da oralidade e da análise linguística com foco na perspectiva da variação linguística. Como resultado do trabalho, foi concluído que, embora o documento apresente um alinhamento maior às propostas de ensino que articulam a oralidade e a análise linguística com a pedagogia da variação linguística em comparação a documentos anteriormente vigentes, este alinhamento não permaneceu constante durante toda a análise feita nesta pesquisa, já que diversas incoerências com relação à proposta da pedagogia da variação foram localizadas, como, por exemplo, a consideração da norma-padrão como uma variedade linguística e a consideração da variação como um conteúdo isolado e um nível gramatical, e não como um fenômeno que perpassa todos os níveis gramaticais e todos os conteúdos trabalhados na área de linguagens. |
pt_BR |
dc.format.extent |
¶ |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
FLORIANÓPOLIS |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Língua Portuguesa; Oralidade; Análise linguística; Variação linguística. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de oralidade e análise linguística na perspectiva da variação linguística: um olhar para a bncc e para os livros didáticos. |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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