Revisão Bibliográfica de Produtos Educacionais para o Ensino de Nanociência e Nanotecnologia

DSpace Repository

A- A A+

Revisão Bibliográfica de Produtos Educacionais para o Ensino de Nanociência e Nanotecnologia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Jasinski, Éverton Fabian
dc.contributor.author Sousa, João Batista Vieira
dc.date.accessioned 2024-08-21T20:43:17Z
dc.date.available 2024-08-21T20:43:17Z
dc.date.issued 2024-07-31
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257772
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Física. pt_BR
dc.description.abstract A nanociência e a nanotecnologia emergem como campos interdisciplinares essenciais que exploram e manipulam materiais em escala atômica e molecular. Essas áreas oferecem potencial para inovações significativas em diversos setores, incluindo eletrônica, medicina, energia e meio ambiente. A importância dessas disciplinas está na capacidade de criar materiais e dispositivos com propriedades únicas e sob medida, possibilitando avanços tecnológicos que podem resolver desafios complexos e melhorar a qualidade de vida global. A pesquisa tem como objetivo analisar e discutir como o ensino de nanociência e nanotecnologia está sendo abordado na educação básica. Foca-se na análise de produtos educacionais, que são materiais ou recursos pedagógicos desenvolvidos para apoiar o ensino e a aprendizagem em diversos contextos educacionais, produzidos no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Utiliza-se uma metodologia de análise de conteúdo, onde materiais de dissertações de mestrado que abordam a criação e implementação de produtos educacionais são examinados. A metodologia envolve a busca e seleção criteriosa dos materiais, leitura flutuante, codificação de dados utilizando categorias pré-determinadas e análise dos dados para identificar padrões e tendências relevantes. A pesquisa revela que a inclusão de produtos educacionais bem-estruturados, adaptados ao nível de compreensão dos alunos e baseados em uma pedagogia crítica e reflexiva, pode melhorar significativamente a aprendizagem e o interesse dos alunos por nanociência e nanotecnologia. A aplicação prática de um produto educacional específico em um ambiente educacional real demonstrou sua eficácia e aplicabilidade. Conclui-se que os produtos educacionais desempenham um papel importante para o ensino de nanociência e nanotecnologia na educação básica, facilitando a compreensão de conceitos complexos e apoiando a formação de professores e o engajamento dos alunos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject nanociência pt_BR
dc.subject nanotecnologia pt_BR
dc.subject produtos educacionais pt_BR
dc.title Revisão Bibliográfica de Produtos Educacionais para o Ensino de Nanociência e Nanotecnologia pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_JOAO_BATISTA_VIEIRA_SOUSA.pdf 799.3Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar