Desenvolvimento e verificação de sistemática para autoavaliação institucional como ferramenta de gestão universitária baseada na abordagem Lean

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Desenvolvimento e verificação de sistemática para autoavaliação institucional como ferramenta de gestão universitária baseada na abordagem Lean

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Forcellini, Fernando Antonio
dc.contributor.author Heiderscheidt, Francisca Goedert
dc.date.accessioned 2024-08-15T23:18:02Z
dc.date.available 2024-08-15T23:18:02Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 387309
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257652
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2022.
dc.description.abstract As instituições de ensino superior em todo o mundo estão passando por mudanças importantes em que os recursos são escassos e a expectativa da sociedade, discentes, docentes e gestores é alta. Especialistas neste campo de conhecimento afirmam que o século XXI será o período de maior crescimento no ensino superior na história da educação, assim a busca pela qualidade tem sido objeto de estudo em diversas áreas de conhecimento, e pode-se dizer que a área de avaliação institucional tem ganhado importância nos últimos tempos. A autoavaliação institucional é um processo contínuo por meio do qual permite conhecimento da sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para alcançar maior relevância social, permitindo aos integrantes o estímulo a uma reflexão coletiva. As informações resultantes do processo de autoavaliação representam o alicerce na tomada de decisão ao construir políticas e estratégias que orientam a evolução do ensino superior. Observou-se, no entanto, que muitas instituições em vez de utilizarem a autoavaliação como um instrumento de gestão e planejamento, realizam-na para atender às determinações dos órgãos regulatórios, pois não conseguem perceber o valor em potencial desse processo. Deste modo, tem-se como questão de pesquisa: de que modo aprimorar a autoavaliação em instituições de ensino superior aumentando sua função formativa? Essa tese objetiva propor uma sistemática baseada na abordagem Lean para autoavaliação institucional e gerenciamento de desempenho em uma instituição de ensino superior. A abordagem Lean visa melhorar o trabalho e desenvolver pessoas, orientando os envolvidos a olharem para os fatores internos do desenvolvimento da organização, dando preferência à utilização dos recursos de maneira eficiente, orientando à potencialização dos resultados e ao envolvimento das equipes em busca da melhoria contínua. Esta tese compreendeu uma coletânea de artigos e assim foi estruturada em três etapas, em que cada uma é discutida em formato de artigo científico: identificação e análise das diretrizes para autoavaliação institucional; desenvolvimento de uma sistemática baseada na abordagem Lean e; verificação da efetividade da sistemática Lean em uma instituição pública de ensino superior. Após 36 meses, incluindo diagnóstico da situação e dois ciclos de implementação de melhorias a partir da sistemática Lean, obteve-se aprimoramento dos tempos de processamento, porcentagens de participação e de completeza e precisão, aumento do conhecimento dos resultados autoavaliativos, percepção da Comissão Própria de Avaliação sobre melhora das etapas da autoavaliação institucional, bem como percepção da comunidade acadêmica sobre acréscimo de valor nesse processo. Do ponto de vista acadêmico, esta tese contribuiu para a ampliação do horizonte de pesquisas no tema abordado, por meio da aplicação de Lean na autoavaliação institucional, abordagem ainda não explorada nesse processo no meio científico. Do ponto de vista prático, a sistemática proposta pôde ser utilizada no suporte à tomada de decisão, aprimorando a gestão universitária baseada nos resultados da autoavaliação institucional.
dc.description.abstract Abstract: Higher education institutions worldwide are undergoing important changes in which resources are scarce and the expectations of society, students, teachers, and managers are high. Experts in this field of knowledge say that the 21st century will be the period of greatest growth in higher education in the history of education, so the search for quality has been the subject of study in several areas of knowledge, and it can be said that the area of institutional evaluation has gained importance in recent times. Institutional self-assessment is a continuous process through which it allows knowledge of its own reality, seeking to understand the meanings of the set of its activities to achieve greater social relevance, allowing members to encourage collective reflection. The information resulting from the self-assessment process represents the foundation for decision making when building policies and strategies that guide the evolution of higher education. However, it was observed that many institutions, instead of using self-assessment as a management and planning instrument, perform it to meet the requirements of regulatory bodies, as they fail to realize the potential value of this process. Thus, it had the research question: how to improve self-assessment in higher education institutions by increasing its formative role? This thesis aimed to propose a systematic based on the Lean approach for institucional self-assessment and performance management in a higher education institution. The Lean approach aimed to improve work and develop people, guiding those involved to look at the internal factors of the organization's development, giving preference to the use of resources in an efficient manner, guiding the enhancement of results and the involvement of teams in search of continuous improvement. This thesis comprised a collection of articles and thus is structured in three stages, in which each one is discussed in a scientific article format: identification and analysis of the guidelines for institutional self-assessment; conceptual development of a systematic based on the Lean approach and; verification of the effectiveness of the Lean systematic. After 36 months, including diagnosis of the situation and two cycles of implementation based on the Lean systematic, there were improvement in process time, percentages of participation and complete and accurate, increased knowledge of self-assessment results, perception of the Assessment Committee on improving the stages of institutional self-assessment, as well as perception of the academic community about adding value in this process. From an academic point of view, this thesis contributed to the expansion of the horizon of research on the topic addressed, through the application of Lean in institutional self-assessment, an approach not yet explored in this process in the scientific environment. From a practical point of view, the proposed systematic could be used to support decision making, improving university management based on the results of institutional self-assessment. en
dc.format.extent 227 p.| il., gráfs.
dc.language.iso mul
dc.subject.classification Engenharia de produção
dc.subject.classification Avaliação institucional
dc.subject.classification Universidades e faculdades
dc.subject.classification Universidades e faculdades
dc.subject.classification Administração universitária
dc.title Desenvolvimento e verificação de sistemática para autoavaliação institucional como ferramenta de gestão universitária baseada na abordagem Lean
dc.type Tese (Doutorado)


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