dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pukall, Jeane Pitz |
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dc.contributor.author |
Vasques, Marjorie Azevedo |
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dc.date.accessioned |
2024-07-25T21:44:11Z |
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dc.date.available |
2024-07-25T21:44:11Z |
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dc.date.issued |
2024-06-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256545 |
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dc.description |
TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Especialização em Permacultura. |
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dc.description.abstract |
O presente estudo buscou encontrar congruências pragmáticas e metodológicas entre Permacultura e Ecoformação. O objetivo geral desta pesquisa é identificar fatores na Escola que promovam projetos de Permacultura aliados à Ecoformação, e despertam uma educação a partir da vida e para a vida. A
pesquisa se caracteriza por ser de campo e documental, com abordagem qualitativa. A análise também se deu por meio do questionário fechado composto por seis perguntas objetivas feitas aos professores da Escola Reunida Professora Targina Boaventura da Costa. Ao fazer um diagnóstico sobre o conhecimento que os professores tem do Projeto Político Pedagógico (PPP), no que tange os conhecimentos metodológicos, e o conhecimento do Certificado de Escola Criativa foi possível traçar sugestões para a (Eco)formação continuada dos professores. A meta de identificar, no PPP da Escola, elementos que evidenciam uma educação em Permacultura e Ecoformação levou a muitas reflexões e ao encontro de possibilidades. Feita a análise dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) frente ao PPP, evidenciamos a ocorrência prática das diretrizes apontadas, no que tange o trabalho por projetos. Essa relação levou ao entendimento sobre o quanto um planejamento escolar antecipado e nítido pode promover maior suporte aos professores. Junto a isso, ficou perceptível a necessidade da Escola fomentar o conhecimento dos professores dos referenciais teóricos, bem como do PPP para trazer mais significado à prática pedagógica. A pesquisa identificou elementos que promovem projetos de Permacultura aliados à Ecoformação na Escola quando aborda sobre como viver e entender a vida envolvendo a criatividade, a colaboração, a capacidade de
resiliência, a experiência de interconexão e a noção de interdependência. Desse modo, a pesquisa apontou estas ações como imprescindíveis para a continuidade do PCE e, para que a ele siga, junto às práticas propostas pelos professores, sensibilizando e transformando. Além de resgatar conceitos que
fortalecem as práticas que evidenciam a intenção de interagir com o meio, o estudo aponta como educar ecologicamente em ações sustentáveis e regenerativas. Demonstra que tais conhecimentos podem colaborar para os demais setores do cotidiano e como a Permacultura e a Ecoformação auxiliam neste processo. O estudo evidenciou o quanto a Permacultura e a Ecoformação oferecem caminhos para o desenvolvimento de saberes tão importantes frente aos desafios educacionais para um tempo de eventos climáticos e sociais
extremos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study sought to find pragmatic and methodological congruencies between Permaculture and Ecoformation. This research aims to identify factors in the School that promote Permaculture projects linked to Ecoformation and inspire an education from life and for life. Field and documentary research with a qualitative approach was conducted. The analysis also included a closed questionnaire composed of six objective questions asked to Escola Reunida Professora Targina Boaventura da Costa teachers. By diagnosing the teachers' knowledge of the Political-Pedagogical Project (PPP), in terms of methodological knowledge, and their awareness of the Creative School Certificate, it was possible to outline suggestions for the continuous (Eco)formation of the teachers. The goal of identifying, in the School's PPP, elements that show an education in Permaculture and Ecoformation led to many reflections and the finding of possibilities. After the analysis of the Eco-Forming Creative Projects (ECP) about
the PPP, we observed the practical occurrence of the outlined guidelines, concerning project-based work. This relationship clarified how early and clear school planning can provide greater support for teachers. Additionally, it was possible to notice the School needs to foster the teacher’s knowledge of
theoretical frameworks, such as the PPP, to bring more meaning to the pedagogical practice. The research identified elements that promote Permaculture projects combined with Ecoformation at School by addressing how to live and understand life involving creativity, collaboration, resilience, the
experience of interconnection and the notion of interdependence. Therefore, the research identified these actions as essential for the continuity of the ECP and for it to follow along the practices proposed by teachers, raising awareness and transforming. In addition to, this study retakes concepts that strengthen practices that demonstrate the intention of interacting with the environment and points out how to educate ecologically in sustainable and regenerative actions. It demonstrates that such knowledge can contribute to other sectors of everyday life and how Permaculture and Ecoformation help in this process. The study showed how Permaculture and Ecoformation offer pathways for developing
crucial knowledge to address educational challenges in extreme climatic and social events times. |
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dc.format.extent |
70 |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis |
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dc.subject |
Permacultura |
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dc.subject |
permaculture |
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dc.subject |
Projeto Criativo Ecoformador |
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dc.subject |
Ecoformação |
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dc.title |
Permacultura na Escola pública: uma experiência em Ecoformação |
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dc.type |
TCCes |
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dc.contributor.advisor-co |
Nanni, Arthur Schmidt |
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