A correspondência da Informação Estética e a Informação Semântica na Comunicação Museológica: Estudo de caso na exposição “Sala de Época” do Museu da Escola Catarinense.

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A correspondência da Informação Estética e a Informação Semântica na Comunicação Museológica: Estudo de caso na exposição “Sala de Época” do Museu da Escola Catarinense.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Karine Lima
dc.contributor.author Casanova, Caroline Ghisolfi
dc.date.accessioned 2024-07-09T17:32:57Z
dc.date.available 2024-07-09T17:32:57Z
dc.date.issued 23-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255746
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Museologia. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo analisar a Comunicação Museológica na perspectiva da Informação Estética e da Informação Semântica no contexto do Museu da Escola Catarinense (MESC), em especial na exposição de longa duração "Sala de Época". A pesquisa aborda a importância da Comunicação Museológica, evidenciando as Informações Estéticas e Semânticas propostas por Castro (2009), assim como apresentando as funções de informações museológicas como funções cruciais no espaço museal. A Estética, enquanto disciplina da Filosofia da Arte, é explorada epistemologicamente neste trabalho por meio das contribuições de seus autores, visando estabelecer uma ligação entre a Estética e a Comunicação Museológica. O Museu da Escola Catarinense é apresentado como objeto de estudo, implicando uma revisão da tipologia, incluindo histórico, acervo e coleções. A pesquisa concentra-se na exposição "Sala de Época" para analisar seu papel na construção de um discurso expográfico característico de um museu escolar. As estratégias de Comunicação Museológica são examinadas através de uma coleta de dados realizada para analisar a compreensão das informações disponibilizadas e a identificação das impressões despertadas pela exposição nos visitantes do museu. O estudo de abordagem qualitativa possui a metodologia de revisão bibliográfica e experimentos para coleta de dados. Destaca-se a correspondência entre a Estética e a Museologia, enfatizando o reconhecimento do papel crucial da Comunicação Museológica na construção de significados e na interação com o público. Ao final, nos resultados da pesquisa, constatou-se que o museu atende às necessidades de informação estética e semântica no ambiente museológico. pt_BR
dc.format.extent 72 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Comunicação Museológica; Informação Estética; Informação Semântica. Museu Escolar. Museu da Escola Catarinense. pt_BR
dc.title A correspondência da Informação Estética e a Informação Semântica na Comunicação Museológica: Estudo de caso na exposição “Sala de Época” do Museu da Escola Catarinense. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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