dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Tolfo, Cristiano |
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dc.contributor.author |
Machado, Rafaela Daros |
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dc.contributor.author |
Borsatto, Giulli Lopes |
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dc.date.accessioned |
2024-07-08T15:48:03Z |
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dc.date.available |
2024-07-08T15:48:03Z |
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dc.date.issued |
2024-07-04 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255667 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso
de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que exploram o tema de Customer
Relationship Management (CRM), também conhecido como Gestão de Relacionamento com
o Cliente. Ademais, tem-se como objetivo específico analisar de forma quantitativa e
qualitativa aspectos como ano de publicação, cursos de graduação e área de atuação, a fim de
traçar um panorama sobre os trabalhos na UFSC. O referencial teórico do estudo inclui
aspectos pertinentes às teorias de marketing relacionadas ao tema CRM, bem como CRM
Social e Funcionalidades e Benefícios do uso de um CRM. A pesquisa utiliza uma abordagem
qualitativa exploratória com características quantitativas, complementada por pesquisa
documental, tendo como fonte primária o Repositório da UFSC. Os passos metodológicos
incluem a definição de palavras chave, seguidos pela criação de critérios de inclusão e
exclusão, bem como a seleção e análise dos trabalhos relevantes através de um processo de
filtragem. Como resultado da pesquisa, foram encontrados seis Trabalhos de Conclusão de
Curso, distribuídos entre os anos 2005, 2006, 2007 e 2017, sendo o curso de Sistemas de
Informação o que se sobressai, com quatro TCCs publicados, seguindo dos cursos de
Administração e Ciências Contáveis com um trabalho cada. As áreas de aplicação são
variadas, como gestão de vendas e automobilismo, gestão de eventos e tecnologia da
informação e varejo supermercadista e Data Warehousing. O trabalho atingiu o resultado
proposto, traçando um panorama que permita uma análise apropriada dos trabalhos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the Undergraduate Graduation Theses from the Federal University
of Santa Catarina, which explore the theme of Customer Relationship Management (CRM).
Additionally, it has the specific objective of quantitatively and qualitatively analyzing aspects
such as the year of publication, undergraduate courses, and the field of activity, in order to
provide an overview of the theses at UFSC. The theoretical framework of the study includes
relevant aspects of marketing theories related to the CRM theme, as well as Social CRM and
the functionalities and benefits of using a CRM. The research uses an exploratory qualitative
approach with quantitative characteristics, complemented by documentary research, with the
primary source being the UFSC Repository. The methodological steps include defining
keywords, followed by the creation of inclusion and exclusion criteria, as well as the selection
and analysis of relevant works through a filtering process. As a result of the research, six
Graduation Theses were found, distributed among the years 2005, 2006, 2007, and 2017, with
the Information Systems course standing out with four published theses, followed by the
Administration and Accounting courses with one thesis each. The application areas are varied,
such as sales and automotive management, event management, information technology,
supermarket retail, and Data Warehousing. This work achieved the proposed result, providing
an overview that allows for an appropriate analysis of the theses. |
pt_BR |
dc.format.extent |
36 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
CRM |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de Relacionamento com o Clientes |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
UFSC |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise dos TCCs sobre CRM na Graduação da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |