Bloqueio anestésico do canal dos adutores sozinho ou associado à infiltração do espaço entre a artéria poplítea e a cápsula posterior do joelho em artroplastia total de joelho - uma revisão sistemática e metanálise.

DSpace Repository

A- A A+

Bloqueio anestésico do canal dos adutores sozinho ou associado à infiltração do espaço entre a artéria poplítea e a cápsula posterior do joelho em artroplastia total de joelho - uma revisão sistemática e metanálise.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Filho, Getúlio Rodrigues de Oliveira
dc.contributor.author Wildner, Paula
dc.date.accessioned 2024-06-28T13:10:59Z
dc.date.available 2024-06-28T13:10:59Z
dc.date.issued 2024-05-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255495
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: O bloqueio anestésico de canais adutores (BCA) é realizado para analgesia pósoperatória em pacientes submetidos a artroplastia total de joelho (ATJ). Recentemente, a infiltração de anestésico local entre artéria poplítea e cápsula posterior do joelho (IPACK) tem se adicionado ao modelo analgésico. A associação desses bloqueios anestésicos busca melhora analgésica sem comprometimento motor do quadríceps, de forma a auxiliar a reabilitação precoce. Objetivos: Este estudo avalia se há melhora de controle álgico e aumento de performance no membro operado durante reabilitação precoce. Métodos: A busca sistemática em seis bases de dados identificou nove ensaios clínicos randomizados (ECRs) elegíveis envolvendo 832 pacientes. Resultados: A associação do bloqueio IPACK ao BCA em pacientes submetidos à ATJ reduziu intensidade de dor nos intervalos 4h (DMP = -1,03 cm; IC 95% = -1,55 a -0,50; p < 0,01) e 8h (DMP = -0,91cm; IC 95% -1,64 a -0,18; p = 0,02), diminuiu consumo total de opioides (DMP = -0,5mg; IC 95% -1,06 a 0,06; p = 0,08), aumentou amplitude de movimento no primeiro dia (DMP 6,48 graus, IC 95% 2,89 a 10,07; p<0,01) e aumentou número de passos dados no primeiro dia (DMP 0,97 passos; IC 95% 0,39 a 1,56; p < 0,01). Por fim, houve maior satisfação dos pacientes com a adição do IPACK ao modelo multimodal (DMP 1,60 pontos; IC 95% 0,17 a 3,03; p =0,03). Conclusões: A adição do bloqueio IPACK ao BCA em pacientes submetidos à ATJ demonstrou melhor controle da dor pós-operatória e melhora de desempenho do paciente em testes de força e amplitude de movimento. Palavras-chave: Anestesia; Artroplastia de joelho; Dor, pós-operatória; Anestesia balanceada. pt_BR
dc.format.extent 31 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Anestesia pt_BR
dc.subject Artroplastia de joelho pt_BR
dc.subject Dor pós-operatória pt_BR
dc.subject Anestesia balanceada pt_BR
dc.title Bloqueio anestésico do canal dos adutores sozinho ou associado à infiltração do espaço entre a artéria poplítea e a cápsula posterior do joelho em artroplastia total de joelho - uma revisão sistemática e metanálise. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC versão fina ... a (2) - para mesclagem.pdf 2.204Mb PDF View/Open PDF/A de TCC Paula Wildner
28c0767b-9f1c-4f09-a5c3-f97cd389f122.jpg 100.9Kb JPEG image View/Open Ata de TCC solicitando embargo para publicação.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar